Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

O Brasil precisa de homens providenciais (III)

Plinio Corrêa de Oliveira, um homem providencial

Por Marcos Machado

4 minhá 2 semanas — Atualizado em: 10/3/2024, 9:15:10 PM


O Brasil precisa de homens providenciais (III)

Acesse https://www.pliniocorreadeoliveira.info/livrosnew/#gsc.tab=0

Índice

  1. Revolução e Contra-Revolução

Quando falamos em homens providenciais não estamos evocando apenas os santos. Providenciais, são os homens que marcam a História religiosa, civil, intelectual, cultural de um modo insigne e – direcionado à realização da missão de um povo.

Já citamos, como exemplo, José de Anchieta, aquele missionário jesuíta que tão bem compreendeu a missão da Terra de Santa Cruz. Ele plantou os nossos fundamentos religiosos, morais, culturais.

Hoje, 3 de outubro, relembramos um brasileiro que marcou profundamente a História da Terra de Santa Cruz no século XX. E, como veremos, sua ação teve o mérito de unir religioso e temporal – numa contraposição frontal aos erros do progressismo, do laicismo, do interconfessionalismo, do socialismo, do comunismo.

O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira faleceu em 1995, 3 de outubro. Mas, sua obra permanece, seja na fundação da TFP (Tradição, Família e Propriedade presente em duas dezenas de países), seja no acervo doutrinário que nos legou.

Revolução e Contra-Revolução

Sem contar com o apoio da grande mídia – e até enfrentando estrondos publicitários de grande porte — a obra do Prof. Plinio marcou o Ocidente. Caminha para 2 mil o número de livros catalogados que tratam do pensamento, da influência, da ação do Prof. Plinio.

Revolução e Contra-revolução, livro que define o grande mal a se combater em nossos dias e os meios de ação contra-revolucionária, vem ganhando espaço entre as jovens gerações. No Brasil, no Ocidente e no Oriente. Aí está a última edição em chinês tradicional.

Pela primeira vez, comentava o Dr. Plinio, o Brasil exportou ideologia contra-revolucionária católica. Seu livro foi o fundamento para a germinação de TFPs e entidades afins em 25 países.

Escrevia o Pe. Anastásio Gutiérrez C.F.M: “Em suma, atrever-me-ia a dizer que é uma obra profética no melhor sentido da palavra; mais ainda, que seu conteúdo deveria ensinar-se nos centros superiores da Igreja, para que ao menos as classes de elite tomem consciência clara de uma realidade esmagadora, da qual — acredito — não se tem clara consciência. Isso, entre outras coisas, contribuiria para revelar e desmascarar os inocentes-úteis companheiros-de-viagem, entre os quais se encontram muitos eclesiásticos que fazem, de um modo suicida, o jogo do inimigo: esse setor de idiotas aliados da Revolução desapareceria em boa medida.(…) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/ce_930908_pe_anastasio_gutierrez/#gsc.tab=0

Em Defesa da Ação Católica

Não há hoje, quem estudando com profundidade as origens da crise progressista na Santa Igreja, não cite a obra publicada no Brasil, pelo Prof. Plinio, 1943.

“… se de um lado o Centro D. Vital assumia uma linha que hoje chamaríamos “progressista”, por outro lado permaneceu também o grupo “integrista” e reacionário, antimaritainista (…). Em São Paulo, a liderança leiga deste grupo estará nas mãos de Plinio Corrêa de Oliveira, que prossegue nitidamente com a ideologia do nacionalismo católico.”

Prossegue a tese de Frei José Ariovaldo da Silva: “Plinio Corrêa de Oliveira publicou um discutido livro intitulado Em defesa da Ação Católica que, na realidade, como diz D. Isnard, “era uma terrível catilinária contra a Ação Católica e o Movimento Litúrgico”.

“Mais ainda: “Mais tarde, o mesmo livro, prefaciado pelo Núncio e oferecido ao Santo Padre Pio XII pelo autor, dava ocasião ao Dr. Plínio de receber uma carta da Secretaria de Estado, assinada por mons. Montini, agradecendo e abençoando.” (O Movimento LITÚRGICO no BRASIL Estudo Histórico – Editora VOZES – JOSÉ ARIOVALDO DA SILVA, O. F. M.)

Guinness Book

O abaixo-assinado contra a infiltração comunista na Igreja (1968) alcançou 1.600.368 assinaturas (arcebispos, bispos, sacerdotes, militares, ministros, católicos leigos); mais recentemente, a campanha pela libertação da Lituânia foi registrada pelo Guinness World Books como o maior abaixo assinado da História, movimentando mais de 6 milhões de assinaturas em diversos países. E obteve sucesso. O efeito dominó que acabou por desmontar a URSS.

Concluindo

Não é nosso propósito tratar aqui da vasta obra do Prof. Plinio registrada com exuberante documentação pelo Prof. Roberto De Mattei (O Cruzado do Século XX) e mais recentemente o livro  Minha Vida Pública sob a responsabilidade editorial da Associação Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.

A nosso ver, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira pode ser inserido no rol dos homens providenciais do Brasil.

Compreensão, apetência e sensibilidade para a missão contra-revolucionária. A percepção, o sentido, a importância da Contra-Revolução, de como ela deve ser, da meta a se alcançar, e, por fim, coligar as pessoas para atuarem.

Resumindo: definir o mal de nossa época, apontar a solução e coligar as pessoas a fim leva-las à derrota da Revolução. Corresponde, ponto por ponto, ao livro Revolução e Contra-Revolução.

Nossa Senhora, Sede da Sabedoria, suscite muitos contra-revolucionários autênticos no Brasil, no Ocidente que saibam trilhar pelas vias já abertas pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira.

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

492 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!