HR842 SÃO PAULO/SP 29/08/2013 POPULAÇÃO IBGE CIDADES - O Brasil já tem mais de 200 milhões de habitantes, aponta estimativa do IBGE, que divulgou nesta quinta-feira, 29, a projeção da população até o ano de 2060. Na foto Rua 15 de Novembro, no centro de São Paulo. FOTO: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO

Segundo um estudo da empresa Flyfrog, intitulado Moral e Ética: quais os valores que norteiam os brasileiros, os assuntos morais são mais relevantes do que os éticos (OESP, 17/12/15). Em outras palavras, os atos mais diretamente relacionados com princípios morais e religiosos falam mais à alma do público do que a mera legislação.

O aborto, por exemplo, foi considerado dez vezes mais grave do que pagar uma comissão ilegal por um negócio, ou mesmo pior do que a corrupção política. A blasfêmia, muito pior do que comprar mercadoria pirateada. E assim por diante.

É evidente que há práticas ilegais que trazem no seu bojo a negação direta de um princípio moral. Por exemplo, comprar produto sabidamente roubado. Também é evidente que a moral é transgredida hoje de todos os modos no Brasil, e que ninguém – ou quase ninguém – dá a isso a importância devida. A pesquisa, portanto, não demonstra um grau aceitável da moralidade brasileira, nem de longe.

Entretanto, a meu ver, traz uma lição para a classe diretamente responsável pelos assuntos morais: o episcopado e o clero. Com efeito, a Igreja foi fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo para ser a Mestra da Moral e a Guardiã da Verdade revelada. No exercício dessa missão, é Ela assistida pelo Divino Salvador com favores, graças e dons especiais para levar as almas à prática da verdadeira moral, isto é, da Lei de Deus.

A pergunta que não cala – já há décadas! – é: tem o clero brasileiro cumprido no seu conjunto essa missão? Há quanto tempo já não vemos o episcopado, em vigorosa coesão, na defesa de viseira erguida da lei de Deus? Quantas vezes não tem sido o contrário, precisamente o contrário?

A pesquisa mostra que o público brasileiro, apesar da orfandade religiosa, o que tem ainda no fundo da alma é o sentimento religioso. Se aqueles chamados à guarda da moral cumprissem hoje sua missão, quão fácil seria reestabelecer no povo os princípios religiosos, éticos e morais! Sim, missionários verdadeiros, missionários imbuídos do verdadeiro espírito cristão, missionários católicos convictos e sinceros (quem dera hoje isso ainda fosse pleonasmo!).

Mas… as últimas notícias sobre missionários o que dizem? O Conselho Indigenista Missionário, órgão ligado à CNBB, está por detrás das invasões de propriedades no Mato Grosso de Sul. Já são mais de 90 invasões. Isto é, mais de 90 atentados ao 7º e 10º Mandamentos da Lei de Deus: Não furtar e Não cobiçar as coisas alheias. Mais de 90 atos imorais, perpetrados pelos que deveriam ser os guardiões da Moral!

P.S.: Alguém me fez um comentário de outra índole sobre a mesma pesquisa, que deixo à apreciação do leitor: Se o governo federal acha que o repúdio que lhe tem a maioria da população é só, ou sobretudo, por causa da corrupção financeira, está enganado. O que conta mais é a corrupção moral, e a destruição dos princípios morais levada a cabo pelo governo do PT.

2 COMENTÁRIOS

  1. Desde há muito tempo eu tenho constatado que crianças de cerca de 10 anos, QUE JÁ TINHAM FEITO A PRIMEIRA COMUNHÃO, ignorarem completamente a existência do Decálogo. Um total absurdo !!!

  2. ELECCIONES PRESIDENCIALES Y MUNICIPALES:
    En varios paises en los cuales ha habido o hay actualmente procesos electorales nacionales/ municipales se observa el silencio del Episcopado, del clero.

    No es que el clero deba intervenir en tales procesos, sino que segun la doctrina catolica debe iluminar claramente al pueblo contra los esfuerzos de los promotores de los lobby gay, cultura de la muerte y populismo de llegar al poder para agredir con mayor fuerza la vida, familia y armonia social.

    Sin embargo algunos episcopados se limitan a emitir documentos con eufemismos, “baja voz “, sobre entendidos……que bastan quiza para los catolicos mas cultos en su fe, pero que no los comprende el Pueblo de Dios en su mayoria.

    Una especie de cumplo y miento: Cumplimiento defectuoso de su labor pastoral y profetica.

    Dicen que quieren asi dialogar con las ovejas perdidas, extraviadas, no entienden que el Buen Pastor primero asegura la seguridad del rebaño y luego busca la perdida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome