nosso-senhor-com-o-chicote
O zelo pelos direitos de Seu Pai, levou Nosso Senhor Jesus Cristo a expulsar os vendilhões do Templo [Foto Frederico Viotti]

Como a doutrina católica é a própria Verdade e o próprio Bem, quem a ama sem reservas deve amá-la como ela quer ser amada, isto é, com aquela ordenação sábia de caridade, que fazendo dela o centro de toda a vida e reconhecendo nela a fonte de todo o Bem, nem por isto, ou antes, exatamente por isto, dá a cada qual o que é seu.

De sorte que, quanto mais radicalmente católico se é, tanto mais se respeita, depois dos direitos de Deus, os direitos de todos os homens. Assim, não é possível que o amor entusiástico e sem limites à Igreja venha redundar em qualquer desordem. Este amor se confunde com a própria ordem.

Tal preliminar estabelecida, pode-se verificar que o sintoma mais característico do declínio do espírito católico em um povo é o declínio de seu ardor na defesa da pureza da doutrina.

Quando, em um movimento católico, qualquer que ele seja, a preocupação dominante é de ceder, de transigir, de calar, de acomodar a todo o preço acomodações que entretanto não têm preço, a situação é clara: há um processo espiritual análogo à tuberculose que mina a fundo o espírito religioso. Pelo contrário, quando o movimento se destaca por seu radicalismo, isto é, por sua sede de ortodoxia completa e minuciosa, de perfeição autêntica e sem “maquillage”, de senso profundo do sobrenatural que há na Igreja, não há esperanças que não se possam nutrir a respeito de tal movimento.


(*) Trecho extraído do periódico “O Legionário”, nº 429, 1º de dezembro de 1940.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVerdades sobre a pós-verdade
Próximo artigoOs Prêmios e Castigos Públicos Dignificam e Estimulam? ou Corrompem e Humilham?
Plinio Corrêa de Oliveira
Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

3 COMENTÁRIOS

  1. Que tipo de pureza existe na igreja católica,? Será que vocês se esqueceram dos tempos da INQUISIÇÃO, TEMPO EM QUE A IGREJA CATÓLICA PERSEGUIU COM ÓDIO CRUEL AQUELES QUE ERAM CONTRÁRIOS AS SUAS DOUTRINAS HERÉTICAS? AS MILHARES DE PESSOAS INOCENTES, VERDADEIROS CRISTÃOS, QUE VOCÊS QUEIMARAM EM FOGUEIRAS EM PRAÇÃ PÚBLICA? E NÃO SÓ PROTESTANTES FORAM MORTOS AOS MIHARES POR ROMA CATÓLICA, MAS DE QUALQUER OUTRA RELIGIÃO QUE SE OPUNHA A VOCÊS? ONDE HÁ PUREZA NISSO? E AINDA, AS PERSEGUIÇOES PSICOLÓGICAS E MENTIRAS CONTRA OUTROS GRUPOS PROTESTANTES AINDA NOS DIAS DE HOJE?

  2. Análise perfeita! Desejo ardentemente que muita gente da Igreja leia isso. Membros da Hierarquia e os Fiéis Leigos (se são Católicos)…concordam perfeitamente com a reflexão feita aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome