Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

O Intelectual Filosofesco

Por Plinio Corrêa de Oliveira

1 minhá 6 anos — Atualizado em: 7/29/2018, 7:25:45 PM


SR. N., que valor instrutivo têm as suas intermináveis descrições e comentários em “Ambientes, Costumes, Civilizações”? O conhecimento de um ser se adquire estudando-lhe a definição. O mais é perfumaria. Se “Catolicismo”, em vez de perder espaço com esta secção publicasse um pequeno curso filosófico, claro e metódico, rico em definições precisas, daria a seus leitores noções completas, e inteiramente suficientes, sobre o que lhes cumpre saber.

Meu caro intelectual, filosofesco por certo, porém não filósofo: nada melhor do que uma boa formação filosófica. Mas, cursinhos de filosofia em jornal são por natureza maus cursinhos, de má filosofia, característicos de um mau jornalismo.

Quando se estuda filosofia um pouco mais seriamente do que em cursinhos de jornal, aprende-se que a noção de um ser não se adquire inteiramente pelo estudo de sua definição. É preciso conhecer-lhe também as propriedades. E isto, sem descrições e analises, não se pode fazer adequadamente. “Ambientes, Costumes, Civilizações” tende a despertar e orientar à luz do espírito católico o senso de observação e critica de seus leitores. Nisto, é formativo instrutivo: pois evita a formação meramente livresca.

Em termos filosóficos, é o seguinte o defeito da cultura livresca: em todo ser real se nota um aspecto singular e um universal. Ora, a definição só contém o elemento universal. Logo, só com uma definição, nunca se poderá ter um conhecimento completo de um ser.

Não está certo isto?

Esta resposta me irrita. Por um lado qualquer, que não sei explicar, ela até me insulta. Enfim, oportunamente verei como responder. Por ora, guardo o silencio e me declaro ofendido.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

557 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados