Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Os ideais acima dos interesses materiais


Vejo para nosso País grandes possibilidades econômicas em todo o seu porvir. Sou, porém, inteiramente leal com os leitores. Por mais que a perspectiva desse enriquecimento me atraia, voam mais alto minhas ambições. Na ascensão do gigante brasileiro, e do potente bloco das nações irmãs, sobretudo me empolga ver renascido em nossos países o zelo idealista do gênio católico e latino, projetando a sua luz, como astro de primeira grandeza, sobre as rotas do mundo no século XXI.

Se alguém, obcecado pela fome do lucro, rir-se desta afirmação, ria-se à vontade; pois sou dos que prezam devidamente os interesses, mas colocam acima deles os ideais. E disto não arredo um passo.

___________________________________________________

Excertos de artigo de Plinio Corrêa de Oliveira, publicado em “A Tarde” (de Salvador), 21 de novembro de 1972; e “O Jornal” (do Rio de Janeiro), 23 de novembro de 1972. Fonte: Revista Catolicismo, Nº 831, Abril/2020.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados