Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

OTAN discute crescente presença militar russa na Venezuela. Mike Pompeo se mostra mais enérgico do que Mourão


     Notícia de panampost (EFE), de 4 de abril, informa que 29 ministros avaliaram a presença de militares russos na Venezuela, em um debate mais amplo sobre a atividade russa em uma série de países, incluindo Geórgia, Ucrânia e Síria.

    Mike Pompeo, Secretário de Estado dos Estados Unidos, disse que “Vladimir Putin alimenta sonhos obscuros de imperialismo” (…) e isto “se evidencia em suas invasões na Geórgia, Ucrânia, sua intromissão na Síria e agora na Venezuela”. Ele reiterou que os EUA já deixaram claro a sua posição: os russos “devem ir-se” da Venezuela.1

* * *

     Segundo a BBC Brasil de 8 de abril, “no fim de março, a chegada de dois aviões da Força Aérea russa carregados de militares e armamentos à Venezuela, gerou uma série de especulações e reacendeu o temor de uma escalada da tensão internacional”.

   Prossegue a notícia da BBC: “Questionado, Mourão afirmou que a presença russa ‘obviamente nos preocupa’. ‘(Precisamos) saber qual é a extensão da presença militar da Rússia num dos países vizinhos, uma vez que a Rússia é uma potência externa ao nosso subcontinente’, disse”.

    A Rússia não é apenas uma “potência externa”. Ela foi o centro da expansão comunista no mundo e muitos analistas afirmam que a antiga Nomenclatura comunista continua governando aquele país de forma ditatorial. Além disso, a Rússia mantém claras atitudes autoritárias sobre as nações da ex-Cortina de Ferro.

   Continua Mourão: “Mas temos boas relações com a Rússia e vejo que a Rússia está tentando proteger seus interesses uma vez que está lá“, disse”.2

* * *

   Lamentamos as brandas declarações do General Mourão. Não é isso que espera a reação conservadora e anticomunista que elegeu Bolsonaro e desbancou o PT do poder.

1 https://es.panampost.com/efe-panampost/2019/04/04/eeuu-en-cumbre-de-la-otan-rusos-deben-irse-de-venezuela/

2 https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47861875

Detalhes do artigo

Autor

Mathias de Albuquerque

Mathias de Albuquerque

162 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados