A propósito do meu artigo anteior (O “desmentido” que não desmente), recebi um texto que considerei como um presente de Natal. Agradecendo o “regalo”, aqui desejo compartilhá-lo com nossos leitores.

Refere-se a um trecho extraído da “Encíclica Communium Rerum”, do grande Papa São Pio X [foto acima]. Tendo feito a leitura, suponho que se poderia tirar uma conclusão e fazer uma analogia com o tema do mencionado post. Como seria diferente (para muito melhor, é claro) a situação da Igreja e do Brasil, bem como a força dos católicos, se o clero brasileiro seguisse o magnífico exemplo de São Pio X. Como utilizando, em defesa da moral católica, a linguagem firme e clara daquele Santo Pontífice. Entretanto, muitos preferem não empregar a linguagem do “sim, sim; não, não” — preferem ceder para não perder… Em vez de lutar para vencer!

Um escritor afirmou: “O Brasil e o mundo não precisam de grandes sábios, precisam de grandes santos”…

Dileto leitor, leia o trecho abaixo e tire suas conclusões. Se desejar, deixe sua apreciação, clicando no item “comentários” no final.

“Estão muito equivocados os que acreditam possível e esperam para a Igreja um estado permanente de plena tranquilidade; porém, é pior, e mais grave, o erro daqueles que se iludem pensando que alcançarão essa paz efêmera mediante a dissimulação dos direitos e interesses da Igreja, sacrificando-os aos interesses privados, diminuindo-os injustamente, comprazendo ao mundo, ‘no qual domina inteiramente o demônio’ (I Jo V,19), com o pretexto de captar a simpatia dos fautores de novidade e atraí-los à Igreja, como se fora possível a harmonia entre a luz e as trevas, entre Cristo e o demônio. Trata-se de sonhos doentios, de alucinações que sempre ocorreram e ocorrerão enquanto houver soldados covardes que deponham as armas à simples presença do inimigo, ou traidores que pretendam a todo custo fazer as pazes com os opositores, a saber, com o inimigo irreconciliável de Deus e dos homens”. (Encíclica Communium Rerum, de 21 de abril de 1909).

 

11 COMENTÁRIOS

  1. Está na hora de pegarmos em armas( o Evangelho) e não permitir que a confusão do mundo deixe o cristão à mercê do INIMIGO. Os mornos que nos perdoem ,mas não há mais espaço para eles. A Igreja é uma só e não podemos permitir atalhos ..o caminho só pode ser a VERDADE DE JESUS CRISTO!!!a igreja deve permanecer firme como a rocha em que foi erigida.

     
  2. O povo de Israel, no Antigo Testamento, foi muitas vezes derrotado por fazer aliança com os iníquos. Não podemos correr o risco de manchar a Esposa de Cristo, a Santa Igreja Católica. Devemos continuar lutando, com as armas da fé e do amor, para que a Verdade, que é Cristo, continue transformando a vida das pessoas, mesmo que tenhamos de sofrer por isso, como tantos mártires nesses dois mil anos. “Sangue de mártires, semente de novos cristãos” (Tertuliano).

     
  3. “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei A minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (JESUS CRISTO – Mt 16, 18).

    Com a Católica e única Igreja de CRISTO! Com Pio X! Avante, soldados do Infante Divino que hoje celebramos! Feliz e Santo Natal!

     
  4. Esta fala do Papa São Pio X, deveria ser a postura de todo Cristão consciente de sua FÉ. Rezemos pois irmãos para que a Igreja tida como de CRISTO, possa lutar por ELE.
    PAZ E BEM A TODOS OS IRMÃOS, E UM FELIZ E SANTO NATAL A TODOS.

     
  5. Jesus cristo (o nosso salvador)deichou encinamentos que não presisamos nem se quer entrar nas discuções da quela igreja ou dessa igreja, porem é só seguir seus encinamentos, não somos salvos por igreja, mas por fé e caridade e obra. “ide e pregai a toda criatura”.

     
  6. Quando o Mundo precisou, na suplica de Bento XV, em l917, a Mãe de Deus nos deu todas
    as soluções, para a tão almeixada Paz; os homens não atenderam os seus pedidos, poris-
    so, a paz e o amor deram lugar as guerras e ao ódio! Recorremos ao nosso Jesus Cristo o Salvador de toda humanidade!

     
  7. Viva São Pio X!

    Eu não me canso de recordar o Santo Evangelho, em que Nosso Senhor JESUS CRISTO declarou solenemente: “NÃO há acordo entre CRISTO e Belial”.

    Ponto. Final.

     
  8. “Eu sou daqueles que acham que se podem proibir os partidos políticos que trazem perigo para a Constituição”.

    Já dizia São Tomaz de Aquino: “A quem acredita nenunha explicação é necessária; a quem não acredita nenhuma explicação é possivel”!

    Quando João Batista disse: “eu sou a voz que clama no deserto”, certamente sua voz continua a ecoar no passado sem que a propria Igreja ouça! Primeiramente a voz é emitida depois ouvida. Acho assim que deveríamos ouvir mais os pastores de antigamente, pois os atuais estão como diz o texto:… se o clero brasileiro seguisse o magnífico exemplo de São Pio X.

     
  9. Palavras de DEUS, falando através do santo papa. Convoco aqui, todos os homens fiéis a JESUS, para que entremos definitivamente nessa batalha espiritual como já disse Paulo em uma de suas cartas:”Não é contra a carne e o sangue que combatemos, mais sim contra os espíritos maus que estão nos ares”. Disse isso porque o ser humano está entregue as coisas do mundo e estão esquecendo das de DEUS e o fim será lamentável.O demônio está tomando conta do espírito e isso que é pior, pois enquanto toma conta da carne ainda se tem jeito.Em resumo o diabo está encarnando nas pessoas, inclusives em alguns da igreja.

     
  10. Alterar? não.

    Artigo: Para São Pio X um “acordo” com opositores da Igreja seria impossível

    Magnífico!
    Primeiro vamos rezar por estas idéias para que estajam bem presentes em nós e em muitos cristãos. E colaborar atuando para que cada um de nós , começando por mim, possamos viver e transmitir estas verdades.
    Realmente um presente de Natal, idéias muito claras para guardarmos o Tesouro da Igreja que tanto custou a Deus nos transmitir . Por Amor a nós e querendo a nossa salvação Jesus foi capaz de sofrer tanto. É a Corredenção . O Amor e a Dor se entrelaçam.
    Edneia Martins São Paulo

     
  11. O mais difícil é permanecer firme na luta e fiel à verdadeira doutrina da Santa Igreja. Mas esta fidelidade é possível se recorremos Àquela que nos obtém as graças necessárias junto ao Divino Salvador.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here