Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Por quê razão o Clero era a primeira classe na Idade Média?


Transcrevemos comentários do Prof. Plinio sobre as classes sociais na Idade Média. A esquerda gosta de dizer que a Nobreza era a primeira classe e que oprimia os trabalhadores.

Vejamos a verdade histórica. O Clero era a primeira classe na Idade Média

Qualquer pessoa com vocação podia entrar no Clero

Em primeiro lugar, o Clero. É uma coisa evidente para um país católico que o Clero sendo a classe, a bem dizer, instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo pelo Sacramento da Ordem e, sendo os membros do Clero sagrados e incumbidos na Terra de uma missão divina, eles devem constituir a primeira classe social. Primeira classe social por honra, porque a unção sacerdotal confere à pessoa do padre uma preeminência humana. O padre está constituído acima dos homens para ser um traço de união entre os homens e Deus. Por esta razão, ele é titular do respeito particular dos homens como representante de Deus na Terra, como uma personificação da própria religião. Esta condição de sacerdote se soma ao fato de que a sua função na Terra é a função mais importante para o próprio Estado. O homem da Idade Média entendia que a razão de ser do Estado não era a de ser uma grande cooperativa de caráter financeiro.

Lemos hoje os jornais e vemos do que tratam todos os governos do mundo: em última análise, tratam de dinheiro. Decreto a respeito da importação e exportação, finanças para favorecer, fontes de economias para suscitar, concorrências com países estrangeiros, etc. O grosso dos assuntos de que se trata hoje são os assuntos econômicos. Esta concepção é materialista e não está muito longe da concepção marxista.

O Estado não existe apenas para matar o apetite de todos. Até se poder dizer que não é esta, quase não é esta a função do Estado. A função principal do Estado consiste em promover uma vida virtuosa dos cidadãos de maneira a levá-los à salvação eterna. A função essencial do Estado é promover o bem.

Por isto, o Estado funciona na sua ordem própria como uma espécie de elemento complementar da Igreja. A Igreja ensina, governa, santifica as almas; o Estado dispõe a vida terrena de maneira que tenha todas as facilidades possíveis para que a vida terrena preencha a finalidade para que ela existe que é a salvação eterna. Mas se isto é assim compreendemos que dentro do Estado nenhuma classe tem direito a mais preeminência do que aquela classe que representa exatamente o elemento promotor e propulsor da salvação eterna dos homens, que vem a ser a classe sacerdotal.

Esta posição se acentuava pela seguinte circunstância: as condições de vida do padre são aquelas que mais favorecem a virtude. São condições de vida que conduzem naturalmente ao saber. E a classe sacerdotal, por sua natureza, além de ser uma classe incumbida de uma missão divina, é uma classe que é propensa a constituir uma elite na virtude e no saber. Constitui, portanto, uma espécie de elemento de uma ordem para a orientação da vida social.

Como esta classe arcava com obrigações muito pesadas — antes de tudo, a obrigação de renunciar a fazer carreira, a fazer fortuna, para se dedicar inteiramente aos interesses da Igreja —, como o sacerdote renuncia até ao prazer legítimo de constituir família para se dedicar completamente ao serviço de Deus; como o sacerdote é obrigado a ficar no confessionário, ouvindo todo o mundo que ali vem expor seus problemas, para aconselhar, absolver, corrigir, reprimir, é uma coisa evidente que o sacerdote é o elemento mais sacrificado; tanto maior é a recompensa. Por causa disto, esta classe cuja função é de uma importância primordial, tendo também de arcar com sacrifícios de uma importância capital, tinha também uma posição privilegiada dentro do corpo social.

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados