Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo
2 min — há 10 anos — Atualizado em: 9/1/2017, 8:53:13 PM
Em entrevista à revista alemã Focus, a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, comparou o presidente russo Vladimir Putin a Hitler e Stalin, informou G1.
“Esta é uma descrição muito objetiva do que Putin faz. Ele usa o nacionalismo para conquistar um país militarmente. Isto é exatamente o que Hitler e Stalin fizeram. Tal comparação é bastante adequada’, disse Grybauskaite na entrevista.
“Quase toda semana realiza exercícios militares em Kaliningrado, na nossa fronteira’, explicou a presidente da Lituânia.
“Além disso, a Rússia trava uma verdadeira guerra de informação contra nós. Moscou manipula as minorias russas no Báltico e as impulsiona a apoiar a agressão de Putin na Ucrânia”, acrescentou.
A Lituânia faz parte da União Europeia e da Otan e está preocupada com a crescente presença militar russa em suas fronteiras. A crise ucraniana só tem fortalecido suas apreensões.
No início de junho, a Otan realizou manobras militares na Lituânia, bem como nos países bálticos vizinhos: Letônia e Estônia.
A Rússia qualificou esse exercício de “manifestação de intenções hostis”, pela voz do ministro da Defesa Vladimir Titov, citado pela agência russa de notícias Interfax, caixa de ressonância das vontades oficiais.
A presidente Grybauskaite, de 58 anos, é apelidada de ‘dama de ferro do Báltico’, principalmente por sua firmeza em relação à Rússia.
Ela se fez eco dos temores da população, reelegendo-se neste ano com quase 58% dos votos para um segundo mandato presidencial de cinco anos.
Seja o primeiro a comentar!