Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Queda do Muro de Berlim: da “Ditadura do Proletariado” à Revolução Cultural


queda_muro_berlim_alemanha-507x338

Há 25 anos, quando caia o Muro de Berlim, muitos no Ocidente imaginaram que o Comunismo teria acabado, sufocado pelo seu necessário desastre econômico e social. Esses mesmos que, poucos dias antes, haviam sido pegos de surpresa pela notícia da unificação da Alemanha, agora sonhavam com um mundo novo, em um suposto “fim da história” tão alardeado pelo renomado escritor Fukuyama.

Com mais de uma década de antecedência, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira já afirmava, em seu livro Revolução e Contra-Revolução, que os métodos clássicos do Comunismo internacional encontravam sérios obstáculos com o declínio de sua capacidade de persuasão e liderança, que o levaria necessariamente a uma metamorfose.

Todavia, o otimismo com a “Queda do Muro” dificultou que os espíritos se mobilizassem para esse novo método de ação, não mais através da conquista violenta do Poder e da “Ditadura do Proletariado”, mas sim através da Guerra Psicológica Revolucionária, que deu origem, entre outras, ao que hoje se denomina Revolução Cultural.

A finalidade última do Comunismo jamais foi a “Ditadura do Proletariado”, que era um estágio intermediário rumo à utopia igualitária. A “Queda do Muro” de Berlim, ao mesmo tempo em que indicava a fraqueza do sistema comunista, também era sua tentativa de sobrevivência, sua metamorfose.

Sobre isso, lembremo-nos do que disse o próprio Mikhail Gorbachev, o homem da abertura política na ex-URSS, em seu livro “Perestroika – Novas idéias para o meu país e o mundo” (Ed. Best Seller, São Paulo, 1987, p. 35): “A finalidade desta reforma é garantir …. a transição de um sistema de direção excessivamente centralizado e dependente de ordens superiores para um sistema democrático baseado na combinação de centralismo democrático e autogestão”. Autogestão esta que, de mais a mais, era “o objetivo supremo do Estado soviético”, segundo estabelecia a própria Constituição da ex-URSS em seu Preâmbulo.

Para saber mais:

http://www.pliniocorreadeoliveira.info/RCR_0030201_perestroika_glasnost.htm

http://www.pliniocorreadeoliveira.info/1990-02-14 – Comunismo e anticomunismo na orla.htm

Detalhes do artigo

Autor

Frederico R. de Abranches Viotti

Frederico R. de Abranches Viotti

164 artigos

Bacharel em Direito e em Ciência Política e pesquisador na área da História da Igreja e de apologética católica. Escreveu um importante estudo sobre a New Age ou Nova Era, que serve de alerta aos católicos.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados