Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

REFORMA AGRÁRIA, essa cinqüentona! (VI)

Por Daniel Martins

1 minhá 14 anos — Atualizado em: 10/5/2015, 10:28:32 PM


A “TERRABRAS” vista por dentro

Os serviços de extensão rural existem há décadas no Brasil. Simplificando muito a questão, nas últimas décadas vêm coexistindo duas visões paradigmáticas de ATER.

Uma que defende a implantação de modelo de desenvolvimento rural.

Lastreada no aumento da produtividade por meio da difusão de técnicas, de sementes melhoradas, de fertilizantes e defensivos eficazes, de preservação ambiental por meio de manejos adequados, num contexto de economia capitalista (maximação dos lucros) à procura de maior eficiência administrativa e racionalidade empresarial.

A outra postula um modelo de desenvolvimento rural com ênfase na preservação do meio ambiente, na segurança alimentar e na utilização de tecnologias familiares condizentes com sua cultura, com enfoque agro-ecológico e inserido num regime participativo entre usuários e servidores através de canais de participação comunitária (fóruns, conselhos, etc.)

O governo começou a mudar os serviços de ATER a partir de 2003, quando transferiu as atividades de assistência técnica e extensão rural do Ministério de Agricultura (MAPA) para o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), concentrando a prestação de serviços na Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) deste ministério.

Em 2004, após um processo de debates e consultas, o MDA publicou a versão definitiva da Política Nacional de Assistência técnica e Extensão rural – PNATER.

Com relação aos assentados da RA, a ATER continuou sob responsabilidade do INCRA, com projeto próprio de ATER denominado ATES (Assessoria Técnica Social e Ambiental), que em linhas gerais segue as orientações do projeto PNATER.

Em próximos artigos continuaremos a explanar a matéria.

Detalhes do artigo

Autor

Daniel Martins

Daniel Martins

320 artigos

Voluntario do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. Articulista na Revista Catolicismo e na Agencia Boa Imprensa. Coordenador do Canal dos Santos Anjos no YouTube: https://www.youtube.com/c/CanaldosSantosAnjos/

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados