Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Regionalismo, Tradição e bom gosto


Em matéria de arte, deve-se evitar dois extremos igualmente errados. Um é o cosmopolitismo, que visa constituir para o mundo inteiro uma só arte, sem considerar as características próprias a cada povo e a cada região. O outro é o jacobinismo, que rejeita qualquer influência alienígena, mesmo nos casos em que esta é legitima e necessária, para se encerrar no âmbito puramente nacional. A tendência cosmopolita se observa muito nítida, na construção dos mamuths de cimento e ferro que certa arte vai levantando com desoladora uniformidade na Pérsia como na Suíça, na Rodésia como no Brasil, no Japão, como na França, e nos quais instala indiferentemente bancos, prisões, bolsas de mercadorias, templos ou teatros. A tendência jacobina, no Brasil pelo menos, se revela na ideia de que a arte nacional só é típica quando se inspira em motivos tirados das produções aliás interessantes dos índios e dos negros, quando prolonga – de modo inteiramente artificial, seja dito de passagem – a vida de superstições e costumes que entre uns e outros vão lentamente morrendo.

Na realidade, o fato que domina a história cultural da América é a vinda do europeu, que trazia consigo séculos de uma civilização batizada e gloriosa, e entendia continuá-la, inteligentemente adaptada e aclimatada, em nosso continente. Contato que não era apenas de um homem, mas de todo um ambiente secularmente penetrado de bom senso, a inspiração européia foi sendo trabalhada para dar origem aos diversos regionalismos. E nasceu assim um estilo colonial norte-americano, nitidamente regional, se bem que rico de todos os sucos da cultura inglesa, como surgiu um estilo colonial brasileiro, cheio de magnífica seiva lusa, mas profundamente adaptado ao nosso temperamento e às coisas do Brasil.

O clichê do alto representa uma bela e harmoniosa construção norte-americana trabalhada pelos séculos. Pertence ela ao chamado estilo colonial posterior, e foi edificada por Elisha Sheldon em 1760. Tinha uma aparência externa mais simples. Washington nela passou uma noite, e a cama de que se serviu ainda está em uso. Em 1800, foi embelezada por William Spatt, com alguns elementos decorativos em uso nas construções norte-americanas do tempo, isto é, a colunata da entrada, a janela que lhe é superior, e as cornijas no alto das janelas.

E assim tomou aspecto definitivo esta vivenda confortável, espaçosa, digna, e rica em louçania, toda feita para uma vida de família estável, tranquila e temperante, marcada ao mesmo tempo por uma influência inglesa visível, e pelo cunho regionalista discreto que lhe dá a sua verdadeira graça.

*   *   *

Quem não notará a força, a estabilidade, a lógica da índole portuguesa, neste edifício cheio de bom senso, de equilíbrio e de graça, que é a Casa da Câmara e Cadeia de Mariana, reproduzida no segundo clichê desta pagina? Entretanto, quem não notará nela a marca brasileira, expressa na simplicidade, numa certa fisionomia de casa de família, numa bonomia especial, sem vulgaridade aliás, que distingue tudo quanto é autenticamente nosso?

Estilos bem diversos entre si, um nascido na Inglaterra e prosperando no setentrião americano, outro nascido de Portugal e florescendo na doçura do clima brasileiro, sabiamente construídos sobre uma posição de equilíbrio entre o cosmopolitismo e o jacobinismo. Estilos que, sobretudo no Brasil, influenciado pelo amor que a Igreja tem a todas as raças, souberam compor um ambiente harmonioso com os elementos pitorescos de origem africana ou indígena, sem os guerrear, sem os destruir, entrelaçando-se até com eles para fazer uma bela guirlanda de culturas, mas sem adorá-los, nem aniquilar-se diante deles.

Obra cultural complexa, sensata, robusta, produto de gerações inteiras de homens de bom senso e bom gosto – no caso do Brasil, de homens gozando do dom dos dons que é a verdadeira Fé – que nos importa preservar do cosmopolitismo iconoclasta dos dias que correm.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados