Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Sofrer com a Santa Igreja essa nova Paixão


Reproduzimos trechos do Prof. Plinio rejeitando essa mentalidade catacumbalista de que a Igreja, para seguir os passos de Nosso Senhor, tem que estar sendo maltratada e pisada pelo mal.

“Há gente de uma mentalidade detestável que acha absolutamente natural que Cristo sofra, que a Igreja seja vexada, humilhada, perseguida. Gente comodista, “cujus Deus venter est” – “que tem por Deus o seu próprio ventre”, e que pensa que, como a Igreja deve imitar ao Cristo, é natural que todos os [inimigos da Igreja] se atirem contra Ela e A façam sofrer. É a Paixão de Cristo que se repete, dizem eles. E enquanto essa Paixão se repete, eles levam sua vida farta e cômoda, nas orgias, nas imundícies, na exacerbação de todos os sentidos e na prática de todos os pecados.

“Para gente como esta é que foi feito o látego com que foram expulsos os vendilhões do Templo.

“Não é verdade que devamos cruzar os braços ante as investidas dos inimigos da Igreja. Não é verdade que devamos dormir enquanto se renova a Paixão. O próprio Cristo recomendou que seus Apóstolos orassem e vigiassem. E se devemos aceitar os sofrimentos da Igreja com a resignação com que Nossa Senhora aceitou os padecimentos de seu Filho, não é menos exato que será um motivo de eterna condenação para nós se nos portarmos ante as dores do Salvador com a sonolência, a indiferença e a covardia de discípulos infiéis.

“A verdade é esta: devemos estar sempre com a Igreja, “porque só Ela tem palavras de vida eterna”. Se Ela é atacada, lutemos por Ela. Mas lutemos como mártires, até à efusão de nosso sangue, até o emprego de nosso último recurso de energia e de inteligência. Se, apesar disto tudo, Ela continuar a ser oprimida, soframos com Ela, como S. João Evangelista aos pés da Cruz. E estejamos certos de que, neste mundo ou no outro, Jesus misericordioso não nos negará o esplêndido prêmio de assistirmos à sua glória divina e suprema.” https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG_370321_triunfo_paixao_nsjc.htm#.YGO_-q9KiMo

***

A humilhação por que passa a Santa Igreja nesse século XXI, tantas vezes partindo de seus próprios filhos, nos deve levar a medir esse abismo e estar ao lado de Nosso Senhor que renova a Sua Paixão.

Semana Santa, sem comemorações litúrgicas. Paixão, em que nos proíbem de estar ao lado de Jesus.

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

401 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados