TAIPEI — Taiwan revelou um aumento de $ 1,4 bilhão para os gastos de defesa planejados para o próximo ano, quando a China anunciou detalhes de seus últimos exercícios de combate perto da Ilha.

Na segunda-feira, Taiwan disse que os aviões de combate chineses cruzaram brevemente a sensível linha mediana do Estreito de Taiwan, no mesmo dia que o chefe de saúde dos EUA, Alex Azar, se encontrou com o presidente Tsai Ing-wen em Taipei.

“O Gabinete de Tsai está propondo T $ 453,4 bilhões ($ 15,4 bilhões) em gastos militares para o ano que começa em janeiro, contra T $ 411,3 bilhões ($ 13,8 bilhões) orçados para este ano, um aumento de 10,2 por cento, de acordo com cálculos da Reuters.”

““O aumento constante do orçamento de defesa facilitará a implementação de várias tarefas de construção militar e preparação para a guerra … e garantirá a segurança nacional e a paz e estabilidade regionais”, disse o Ministério da Defesa de Taiwan.”

“Cerca de 3 horas após o anúncio do orçamento, o Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação do Povo da China disse que suas forças realizaram, nos últimos dias, exercícios de combate no Estreito de Taiwan e ao norte e ao sul da Ilha, o que implica que eles tinham como alvo a viagem de Azar.”

***

Taiwan é um espinho na garganta dos comunistas chineses. Uma intervenção do PCCh na Ilha livre traria repercussões internacionais para a China que se encontra especialmente fraca em decorrência da má gestão do coronavírus.

Repercussões negativas por parte da UE, Austrália, EUA entre outros com a chamada Lei de Segurança Nacional de Hong Kong fazem Xi Jinping temer novas retaliações.

O “gigante” não é tão poderoso como diz a midia.

***

“A China nunca renunciou ao uso da força para colocar Taiwan sob seu controle e denunciou os Estados Unidos pela venda de armas à ilha. Washington é obrigado por lei a fornecer a Taiwan os meios para se defender.”

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse a repórteres em Pequim: “As autoridades de Taiwan estão gastando o dinheiro dos contribuintes na defesa, mas não importa quanto gastem na defesa, Taiwan ainda é um lugar pequeno. Confrontar o continente é como uma formiga tentando sacudir uma árvore ”.

Perguntamos: a China tira o $ dos contribuintes? Se ela é tão poderosa porque não invade a Ilha? Xi Jinping não consegue impor sua tirania na Ilha e sabe por quê.

“Taiwan está em negociações com os Estados Unidos para adquirir minas marítimas para impedir desembarques anfíbios, bem como mísseis de cruzeiro para defesa costeira, disse o embaixador de facto de Taiwan nos Estados Unidos na quarta-feira.”

***

Fonte: https://www.theepochtimes.com/taiwan-unveils-raise-in-defense-spending-as-china-details-combat-drills-near-island_3460184.html

Deixe uma resposta