Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Taiwan continua uma Nação simbólica anticomunista: derrota diplomática da China


Um fórum de segurança internacional financiado pelo governo federal anunciou que o presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, foi o vencedor do prêmio principal, apesar da pressão dos governos canadense e chinês, informa TheEpochTimes.

“O Halifax International Security Forum concedeu o Prêmio John McCain de Liderança no Serviço Público de 2020 a Tsai, chamando-a de “campeã da liberdade” em um vídeo divulgado na segunda-feira.”

“Tsai foi eleita a primeira mulher presidente de Taiwan em 2016 e foi reeleita no ano passado com uma votação recorde, prometendo em sua campanha defender a democracia do país insular contra as ameaças da vizinha China.”

***

O prêmio não poderia ser concedido a Xi Jinping, o violador máximo da liberdades religiosas e civis. Os campos de confinamento de Xinjiang (eufemisticamente chamados de campos de reeducação) aí estão e são objetos de censura da comunidade livre internacional.

Continua a notícia: “Em um comunicado no Facebook, Tsai afirmou que o prêmio, em homenagem ao falecido senador norte-americano John McCain, é “um símbolo da alta consideração que a comunidade internacional tem pela democracia de Taiwan”.

“Um Taiwan unido deve permanecer dedicado a proteger nossa democracia e lutar contra a pandemia COVID-19, enquanto trabalha como uma força do bem para tornar o mundo um lugar melhor”, afirmou Tsai. “Continuamos a mostrar que a liberdade e a democracia são os valores fundamentais que definem o nosso país.”

A embaixada chinesa no Canadá não comentou publicamente sobre a vitória de Tsai no prêmio, mas um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China condenou a moção parlamentar canadense.

***

Temos visto no Brasil as constantes intervenções do embaixador de Xi Jinping tentando amordaçar o Brasil nas malhas do PCCh.

Esse Brasil que lotou as ruas no 1 de maio também é contra as ingerências chinesas em nosso território. Que seria da China sem o alimento produzido pelo agronegócio nacional?

Detalhes do artigo

Autor

Souza Leão

Souza Leão

180 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados