Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Tecnologia redescobre a cultura medieval: verum, bonum, pulchrum

Por Nuno Alvares

2 minhá 6 anos


Interessante e documentada notícia em Aleteia.org, 24 de fevereiro sobre a cultura medieval que – graças a um processo de digitalização de manuscritos – nos permite avaliar 800 documentos datados entre os anos 700 e 1200. Autenticamente medievais, portanto.

Usando tecnologia de ponta, uma feliz combinação entre França e Inglaterra, “um projeto de dois anos que reuniu e digitalizou 800 manuscritos das coleções da Biblioteca Britânica e da Bibliothèque Nationale de France foi concluído e está disponível para leitura online colocam ao alcance do público as fotos digitais destes manuscritos”.

“Agora, este projeto, The Polonsky Foundation Inglaterra e França (…) e esforços semelhantes estão tornando possível para o público em geral para examinar esses documentos (…). Até 10 anos atrás, apenas estudiosos e historiadores da arte podiam ver textos antigos e delicados (…) organizados por temas, autores, lugares e séculos”.

“No site, é possível aprender textos jurídicos, médicos e musicais, obter uma maior compreensão das obras dos Padres da Igreja e até mesmo aprender como os manuscritos eram distribuídos na Idade Média”.

Comentando o “projeto, Kathleen Doyle, Curadora Líder de Manuscritos Iluminados da Biblioteca Britânica, disse: “trabalhando em Latim, francês e inglês em manuscritos de beleza e sofisticação incomparáveis””.

Verum, bonum, pulchrum

O homem medieval – como mostram as fotos dos manuscritos — soube compreender e realizar em suas obras o verdadeiro, o bom e o belo, em latim verum, bonum, pulchrum.

Assim, por exemplo, o edifício de uma igreja, onde por princípio se pratica o bem e se ensina o verdadeiro, deveria se distinguir sempre por sua beleza. E a um tribunal, onde se distribui a Justiça, convém altamente que possua aquela forma de beleza que é a dignidade.

Pelo contrário, o comunismo gerou uma arte feia, má e errada.

Um ambiente vil, cinzento, sem beleza favorece o Ateísmo. Um ambiente digno, belo, prepara as almas para a consideração de Deus.1

  • * * *
  • Vemos, com muito agrado, essa excelente iniciativa do The Polonsky Foundation Inglaterra e França digitalizando e colocando ao alcance do público essas maravilhas da Idade Média. E ainda tem livros didáticos – negando a verdade conhecida como tal — que a consideram idade das trevas.
  • A primeira iluminura — uma aula de astronomia, bem mostra o alto nivel do ensino medieval.
  • Vamos colocar a candeia sobre o candeeiro, — mostrar o que realmente foi a Idade Média — para os que entrem vejam a luz, como aconselha Nosso Senhor, no Evangelho.
  • 1 – (Resumo adaptado do pensamento do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Livro%20da%20Inocencia/2008_IP_09_II_Cap_01_A_contemplacao_shttps://aleteia.org/2019/02/24/800-medieval-illuminated-manuscripts-are-now-available-online/acral.htm
  • https://aleteia.org/2019/02/24/800-medieval-illuminated-manuscripts-are-now-available-online/

 

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

401 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados