Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Tragédia: Incêndio em Notre-Dame de Paris faz parte da catedral desmoronar

Por Allysson Vidal

2 minhá 6 anos — Atualizado em: 4/16/2019, 6:06:59 AM


PARIS – A Catedral de Notre-Dame, glória e símbolo da Cristandade medieval foi gravemente desfigurada nesta segunda-feira, 15, por um misterioso incêndio. Mais de 400 bombeiros impediram o colapso total da igreja, que começou a ser construída no século 12 e sobreviveu a guerras, a revoluções, à ação do tempo e ao ingresso de 13 milhões de turistas por ano.

[…]

Minutos depois do início do incêndio, a torre e o teto da igreja colapsaram completamente.

[…]

Diante das chamas, os parisienses se reuniram nas margens do Rio Sena e sobre pontes para assistir, incrédulos, às chamas consumirem a catedral. Parte deles entoou a Ave Maria. Muitos choravam, enquanto o fogo se espalhava pelo prédio, que começou a ser construído em 1163 e foi concluído em 1345. O presidente francês, Emmanuel Macron disse: “Parte de nós queimou com a catedral”.

Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/incendio-em-notre-dame-de-paris-faz-parte-da-catedral-desmoronar-23600825 e https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,incendio-atinge-a-catedral-de-notre-dame-em-paris,70002792236

Sagradas Relíquias foram salvas!

Segundo Nicolas Delesalle, jornalista da Parimatch, todo o Tesouro Sagrado da Catedral foi salvo:

“o tesouro da catedral está intacto, a coroa de espinhos e os Santos Sacramentos”.

A informação foi confirmada pelo pároco de Saint-Paul em Paris, Pe. Pierre Vivarès.

A gloriosa Catedral era o relicário onde se guardavam algumas das maiores relíquias da Cristandade:

  • Coroa de espinhos: Em 1238, o Imperador Balduíno II entregou-a – juntamente com a ponta da lança de Longinus – como penhor de empréstimo contraído com bancos de Veneza.

De comum acordo com esse Imperador, São Luís IX, Rei de França, resgatou a referida dívida e recebeu em seu país as duas preciosas relíquias, com todas as demonstrações de veneração.

O próprio rei santo, a rainha-mãe, inúmeros prelados e príncipes foram encontrá-los perto da cidade de Sens. São Luís e seu irmão, Roberto d’Artois, descalços, as levaram até a Catedral de Santo Estevão, nessa cidade.

Desejoso de acolher em lugar digno tão inestimáveis relíquias, o Rei santo fez construir em Paris uma verdadeira joia da arquitetura gótica: a Sainte Chapelle (Capela Santa), uma maravilhosa igreja de vitrais, que extasia todos quantos tem a ventura de conhecê-la.

  • Fragmento da Verdadeira Cruz.
  • Prego da Crucificação.
  • Dedo de São Tomé. Curiosamente, entre essas relíquias, no mesmo escrínio, está também… o dedo de São Tomé.

Tomé, o mesmo Apóstolo que não acreditou na Ressurreição de Jesus e que foi convidado pelo Mestre para tocar seu lado com o dedo.

O dedo do Apóstolo incrédulo, tocou a chaga do lado do Divino Redentor, após a Ressurreição. E, tocando a chaga aberta no lado de Jesus pela lança de Longinus, aquele dedo passou a ser uma relíquia das mais preciosas: tocou no Salvador.

Assista também! – O rosto de Jesus nas catedrais medievais

Detalhes do artigo

Autor

Allysson Vidal

Allysson Vidal

14 artigos

Voluntário da Ação Jovem do IPCO e editor do site.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados