Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Ultraje a Maria


¨Nossa Senhora é uma lâmpada que não se apaga, nem bruxuleia, e que arde só ela plenamente, nesta escuridão universal que foi a morte de seu Filho” (Dr. Plinio). Entretanto, atualmente os personagens sagrados de nossa redenção estão sendo ultrajados pela peça blasfema “O Testamento de Maria”, lançada na Broadway, em Nova York, e permanecendo lá até o dia 20 de junho deste ano. A peça teatral tem como atriz principal a lésbica Fiona Shaw.

Naquelas montanhas áridas que cercam Jerusalém, deu-se uma das cenas mais tocantes da História, o encontro de Maria com Nosso Senhor, a caminho da tortura e morte: “Quem, Senhora, vendo-Vos assim em pranto, ousaria perguntar por que chorais? Nem a terra, nem o mar, nem todo o firmamento, poderiam servir de termo de comparação à vossa dor”.[1]

Pouco  depois, “ao mesmo tempo em que as pesadas lajes do sepulcro velam o Corpo do Salvador aos olhares de todos, a fé vacila nos poucos que haviam permanecido fiéis a Nosso Senhor. Mas há uma lâmpada que não se apaga, nem bruxuleia, e que arde só ela plenamente, nesta escuridão universal. É Nossa Senhora, em cuja alma a fé brilha tão intensamente como sempre. Ela crê. Crê inteiramente, sem reservas nem restrições. Tudo parece ter fracassado. Mas Ela sabe que nada fracassou. Em paz, aguarda Ela a Ressurreição. Nossa Senhora resumiu e compendiou em Si a Santa Igreja nesses dias de tão extensa deserção[2].

Soa um gongo. Estimado leitor, agora estamos no século XXI.

A peça “O Testamento de Maria” apresenta Nossa Senhora após a crucifixão de Jesus como uma mulher com raiva, amargurada e que duvida da divindade de seu filho. É uma blasfêmia total, pois não se arroja somente contra Nossa Senhora, mas também contra Jesus.

Investe contra Maria Santíssima no que há de mais caro a Ela: seu amor materno. Uma mãe que se atira publicamente contra seu filho é coisa relativamente rara, mesmo nestes nossos dias em que tanto aborto se pratica. Quanto mais agressivo é dizer isto da Mãe das mães, Maria Santíssima!

A mãe ama seu filho quando é bom. Não o ama, porém, só por ser bom. Ama-o ainda quando mau. Ama-o simplesmente por ser seu filho, carne de sua carne e sangue de seu sangue. Ama-o generosamente, e até sem nenhuma retribuição. Ama-o no berço, quando ainda não tem capacidade de merecer o amor que lhe é dado. Ama-o ao longo da existência, ainda que ele suba ao fastígio da felicidade ou da glória, ou role pelos abismos do infortúnio e até do crime. É seu filho e está tudo dito[3].

A peça “Testamento de Maria” investe contra Maria Santíssima no que há de mais caro a Ela: seu amor materno.

E é exatamente contra o amor materno de Nossa Senhora que se arroja este filme! Na hora da crucifixão, Ela pensa apenas em sua própria segurança. Discorda que seu Filho seja o Filho de Deus. E que Jesus tenha por missão salvar o mundo. Diz que não é de seus seguidores, tem sempre um cigarro na mão ainda que não aceso, coisas ainda mais prosaicas que omitimos por respeito a Ela e ao leitor, e adora Artemis, equivalente grega a deusa romana Diana. Ela não recebe São João como seu filho, da maneira como Nosso Senhor pediu e o registram os Evangelhos.

Esse maravilhoso amor de Nosso Senhor para com sua Mãe, amor divino como tudo o que partia dEle, e o amor de Nossa Senhora para com Ele, obra prima do amor materno, por que razão esta peça atira-se contra ambos? Gratuitamente. Há apenas uma má vontade flagrante, um ódio histórico fremente e evidente, pois como Deus afirma à serpente no livro Genesis, porei inimizades entre ti e a Mulher, entre tua descendência e a descendência dEla.

A atriz lésbica que  representa Maria Santíssima vai-se despindo ao longo da peça de duração de 90 minutos, terminando inteiramente nua!

Protestaram 350 pessoas ligadas à TFP americana em frente ao teatro com cartazes com os dizeres: “Nós oferecemos a Deus este ato público de desagravo e veemente protesto contra a peça blasfema “O testamento de Maria “. “Blasfemadores acreditam que a  liberdade de expressão é absoluta. Mas não existe o direito de mentir … difamar … ofender a Deus! ”

Outros levavam cartazes que diziam: “Pare de blasfemar contra Nosso Senhor AGORA!”

Termino com uma inspirada indagação do Pe. Antonio Vieira (sec. XII), na sua célebre “Apóstrofe Atrevida”[4]:

No monte Calvário esteve esta Senhora sempre ao pé da Cruz, e, com aqueles algozes tão descorteses e cruéis, nenhum se atreveu a lhe tocar, nem a lhe perder o respeito. Filho da Virgem Maria, se tanto cuidado tivestes então do respeito e do decoro de vossa Mãe, como consentis agora que se lhe façam tantos desacatos?

É a pergunta que formulamos cheios de reverência.


[1] Plinio Corrêa de Oliveira, “Via Sacra” II, 4ª. estação.

[2] Plinio Corrêa de Oliveira, “Via Sacra” I, 14ª. estação.

[3] Plinio Corrêa de Oliveira, Folha de São Paulo, 18-12-68

[4] Padre Antonio Vieira. Uma das figuras mais importantes do séc. XVII, destacou-se entre outras coisas or sua oposição à invasão holandesa.

Detalhes do artigo

Autor

Leo Daniele

Leo Daniele

201 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados