Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Um Exorcismo documentado: São Miguel expulsou o demônio de Robbie Mannhein


Transcrevemos hoje o artigo de Norman Fulkerson, da TFP americana, sobre o único Exorcismo documentado, no EUA. Com uma interferência direta de São Miguel e a leitura das Profecias de Fátima.

Foi assim que Saint Michael expulsou Satanás de Robbie Mannheim

Norman Fulkerson

Este ano marca o 70º aniversário do único exorcismo documentado nos Estados Unidos da América.1

Isso é importante porque uma das maiores mentiras do diabo é convencer a humanidade de que ele não existe. Isso talvez explique a reação atordoada do público à versão dramatizada desse exorcismo no filme de 1973 O Exorcista.

As cenas do filme eram tão horríveis que fizeram muitos espectadores vomitarem enquanto outros desmaiavam e tiveram que ser levados de ambulância. Um homem saindo do teatro disse melhor: “Eu acredito, eu acredito!” Este foi o testemunho de alguém que mais uma vez acreditou no diabo.

Enquanto as cenas vívidas do filme mostravam o horror e a repugnância da possessão demoníaca, ele deixou de fora a parte mais importante da história real deste garoto de Maryland possuído. Ele foi libertado das garras do diabo através da intercessão de Nossa Senhora de Fátima e do poder de São Miguel.

Tabuleiro e Posse de Ouija

A figura central da história era um adolescente conhecido pelos pseudônimos “Robbie Mannheim” ou “Roland Doe”. Enquanto a verdadeira identidade de Robbie e a de seus parentes permanece em segredo os detalhes dos eventos extraordinários deste exorcismo de 1949 foram meticulosamente registrados no livro Possessed by Thomas Allen.

Robbie cresceu em Mount Rainier, Maryland. Como filho único de Karl e Phyllis Mannheim, ele costumava brincar com adultos. Uma dessas pessoas era sua tia Harriet, uma espírita, que vivia em St. Louis, Missouri e freqüentemente visitava os Mannheims. Durante uma visita em janeiro de 1949, ela ensinou seu sobrinho de treze anos a usar uma tábua Ouija.

Pouco tempo depois, os Mannheims notaram coisas estranhas acontecendo ao redor de seu filho. Eles ouviram barulhos estranhos em seu quarto, como o som incessante de água pingando e mais tarde um barulho de arranhões como garras raspando madeira. Na mesma época, tia Harriet morreu e Robbie começou a usar o tabuleiro Ouija como um meio de contatá-la. Ele usaria o tabuleiro por horas a fio, até que o jogo se tornasse uma posse, tanto figurativamente quanto literalmente.

Logo, seus pais notaram anormalidades físicas alarmantes no corpo do filho, como marcas de arranhões, vergões e hematomas, que apareceram sem motivo aparente. Mais perturbador ainda foi a transformação da personalidade. Seu menino normalmente quieto e tímido de repente tornou-se agressivo com freqüentes explosões de raiva e ataques violentos de raiva direcionados a eles. Ele começou a falar em latim, uma língua que ele não tinha meios de conhecer. Foi quando os pais decidiram que precisavam de ajuda.

Eles tentaram de tudo, desde um médico regular, até psicólogos, psiquiatras e até mesmo um médium antes de finalmente recorrer ao seu ministro, o Reverendo Luther Miles Schulze. Enquanto os pais já consideravam a possibilidade de posse diabólica, o pastor Schulze era cético. Ele olhou para a posse “como uma relíquia medieval, algo que havia sido deixado para os católicos quando a Reforma liderada por Lutero dividiu o mundo cristão”. 2

“Você tem que procurar um padre católico”

O Reverendo Schulze decidiu descobrir por si mesmo o que estava acontecendo convidando Robbie para passar uma noite em sua casa. Naquela noite, ele assistiu com os próprios olhos enquanto a cama do Robbie se movia para frente e para trás e depois pulava para cima e para baixo. Quando ele pediu ao garoto para tentar dormir em uma cadeira, ele se moveu através da sala, em seguida, caiu de lado deixando Robbie esparramado no chão. Quando Schulze não podia ficar em pé, ele percebeu que estava na presença de uma força colossal, e teve uma mudança de coração. Ele levou Robbie para casa e disse aos pais: “Você tem que ver um padre católico. Os católicos sabem sobre coisas assim. 3

Os Mannheims então visitaram a Igreja Católica de St. James não muito longe de sua casa. O Padre E. Albert Hughes foi escolhido para ajudar os pais, mas provou ser totalmente inadequado para a tarefa. Ele viu o potencial de violência de Robbie e ordenou que ele fosse colocado restrição em um hospital.

Quando o Padre Hughes começou as orações rituais, o menino conseguiu libertar o braço da contenção, alcançar debaixo da cama e remover uma das nascentes. Ele então a usou como arma e cortou o antebraço do padre do pulso ao cotovelo. Foram precisos cem pontos para fechar a ferida.

Pouco depois, os Mannheims mudaram-se para St. Louis, Missouri para ficar com o irmão de Karl, George, e sua esposa Catherine. Coisas terríveis continuaram a acontecer com Robbie. Sua filha, Elizabeth, que era estudante na Universidade de St. Louis, procurou seu professor, o Padre Raymond J. Bishop, para lhe contar sobre seu primo.

Após uma avaliação inicial, o padre entregou o caso ao padre William S. Bowdern, S.J., pastor da Igreja Católica São Francisco Xavier, que acabou sendo designado pelo então arcebispo de São Luís, Joseph Ritter, para realizar um exorcismo. O Padre Bowdern, descrito por um jesuíta como “totalmente destemido”, foi auxiliado pelo Padre Walter Halloran e pelo Padre William Van Roo.

A história de Fátima leva à conversão

Desde o início do exorcismo, o Padre Bowdern colocou Nossa Senhora de Fátima no centro da luta. Em sua primeira visita à casa em 11 de março de 1949, ele estava falando com os Mannheims quando ouviram gritos terríveis lá em cima vindo do quarto de Robbie. Quando eles entraram, o menino estava sentado em sua cama e estava visivelmente assustado com o que ele sentia como uma presença maligna no quarto. Padre Bowdern corajosamente colocou suas contas em volta do pescoço do menino aterrorizado e começou a rezar o rosário.

Depois que ele terminou, o padre Bowdern pregou uma “homilia espontânea”, na qual ele “contou a Robbie sobre três crianças na sua idade que tinham visto algo que outras pessoas não tinham visto”. 4

Padre Bowdern então explicou as aparições de Fátima e como essas crianças receberam o privilégio especial de ver a mãe de Deus cujo nome é Maria. Isso ajudou a explicar a Ave Maria para o menino, que não era católico.

O adolescente ficou fascinado com a história de Fátima, e o Padre Bowdern repetiu várias vezes nos 38 dias seguintes. Isso levou Robbie a perguntar mais sobre a Fé Católica e, finalmente, levou à sua conversão e mais tarde a de seus pais.

Em 23 de março, ele começou seu estudo do catecismo e foi batizado em 1º de abril. No dia seguinte, Robbie recebeu sua Primeira Comunhão. Padre Bowdern sabiamente sugeriu que, por ser o primeiro sábado do mês, eles rezam o rosário em homenagem a Nossa Senhora de Fátima.

Em 10 de abril, palm sunday, Robbie foi levado para o Hospital Alexian Brothers e internado na ala psiquiátrica. Isso proporcionou ao exorcista mais privacidade, mas também significa lidar com o garoto. Após seu batismo, os demônios que possuíam Robbie tornaram-se mais violentos. Após sua chegada, “Irmão [Reitor] Cornélio trouxe uma estátua de Nossa Senhora de Fátima e a colocou no corredor principal do térreo.” 5

“Eu não irei até que uma certa palavra seja pronunciada”

Nas semanas seguintes, o Padre Bowdern e seu padre assistente sofreram insultos indescritíveis, blasfêmias, linguagem imunda e até violência dos demônios que possuíam o menino. Em certo momento, o Padre Holloran teve o nariz quebrado quando Robbie o acertou com um golpe preciso com os olhos fechados.

Durante todo o processo, o Padre Bowdern ponderou algo que o diabo havia dito no início. “Eu não irei”, disse a voz gutural, “até que uma certa palavra seja pronunciada, e não permitirei que este garoto diga isso.”

“Eu sou São Miguel e eu ordeno a você”

Às 22h45, Robbie ficou muito calmo e entrou em transe, como era de costume. No entanto, aqueles que estavam na sala ficaram surpresos quando ouviram uma voz completamente diferente vindo do menino. A voz não provocava medo e nojo, mas sim confiança e esperança. Em tons claros e comandando um personagem de agosto disse:

“Satanás! Satanás! Eu sou São Miguel, e ordeno que você, Satanás e os outros espíritos malignos, deixem o corpo em nome de Dominus, imediatamente. Agora, AGORA, AGORA! 7 Robbie então entrou nas convulsões mais violentas de todo o exorcismo. Finalmente, ele ficou calmo novamente e disse para aqueles ao redor de sua cama: “Ele se foi.”

Robbie explicou o que viu.

São Miguel apareceu como um homem muito bonito com cabelos ondulados que sopravam na brisa enquanto ele estava no meio de uma brilhante luz branca. “Em sua mão direita, ele segurou uma espada ondulada e ardente na frente dele. Com a mão esquerda, ele apontou para um poço (do inferno). 8 O menino descreveu como ele sentiu o calor sair, mas também viu o diabo rindo resistir a São Miguel.

O que aconteceu em seguida mostrou claramente que o diabo foi derrotado pela aparência abrupta de seu inimigo angelical neste campo de batalha espiritual. Saint Michael virou-se para Robbie, sorriu e depois falou. No entanto, a única palavra que Robbie ouviu enquanto estava em transe foi a que seu algoz jurou que não permitiria que ele dissesse, Dominus. Com essa palavra, Robbie estava livre, finalmente.

Depois desses eventos horríveis, Robbie passou a levar uma vida normal. Ele eventualmente se casou e nomeou seu primeiro filho Michael em homenagem ao anjo guerreiro que veio em seu socorro em tempo de necessidade urgente.

O padre William Bowdern permaneceu como pastor de São Francisco Xavier até 1956. Embora possa ter parecido que sua vida também continuou como de costume, o oposto é verdade. Parentes dizem que, até sua morte em 1983, aos 86 anos, este padre heróico sofreu mental mente e fisicamente pelo que sofreu durante o exorcismo.

“Eu acredito, eu acredito!”. A continuação de uma guerra que reporta ao brado celeste: “Quem como Deus!”

Esta vitória impressionante de São Miguel sobre o diabo no caso de Robbie Mannheim é apenas a continuação de uma guerra que começou no início da criação. O fato de que este episódio em particular entre este Anjo de Luz e seu inimigo eterno centrado em uma palavra, Dominus, não é surpreendente. Na verdade, está ligado à mensagem de Fátima.

Em uma de suas aparições aos três filhos, Nossa Senhora disse que se a humanidade não convertesse a Rússia espalharia seus erros pelo mundo. Um dos erros, na verdade o principal, é o igualitarismo, uma filosofia que rejeita qualquer superioridade. Referir-se a alguém, na verdade qualquer um, como Dominus – latim para Senhor – é uma afronta total ao espírito igualitário. Isso explica a alegria quase infantil mostrada por São Miguel quando ele sorriu para Robbie antes de pronunciar categoricamente essa palavra “detestável”. Assim, ele reafirmou a superioridade de Deus, mas também seu poder sobre o inimigo do homem.

Nos setenta anos desde esse exorcismo, a crença em Satanás – mesmo que uma versão hollywoodiana – realmente aumentou. Muito lamentavelmente, a crença em São Miguel e os anjos que estão esperando para ajudar os fiéis diminuiu. Deve-se, portanto, meditar sobre a extraordinária história da intercessão deste anjo guerreiro na vida de um menino indefeso e repetir as palavras do homem que deixou o teatro em 1973: “Eu acredito, eu acredito!”

 

1. While there have been many exorcisms, this reference is to the only one that was meticulously documented by the Jesuits who performed it.
2. Thomas B. Allen, Possessed: The True Story of An Exorcism, (iUniverse, 1994) p. 17.
3. Ibid., p. 24.
4. Ibid., p. 70.
5. Ibid., p. 201.
6. Chad Garrison, The True Story of the St. Louis House That Inspired The Exorcist https://m.riverfronttimes.com/stlouis/hell-of-a-house/Content?oid=2491650.
7. Chad Garrison, The True Story of the St. Louis House That Inspired The Exorcist.
8. Possessed, p. 290.

Fonte: https://www.returntoorder.org/2019/03/this-is-how-saint-michael-cast-out-satan-from-robbie-mannheim/?pkg=rtoe0898

 

 

Detalhes do artigo

Autor

Outros autores

Outros autores

427 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados