As festas dos Apóstolos, que se distribuem por todo o ano, eram outrora dias santos de guarda. A de São Felipe e São Tiago, era a 11 de maio, lembrando a trasladação solene das suas relíquias para Roma, para a igreja dos Santos Apóstolos, que lhes é dedicada.

Como São Pedro e Santo André, Felipe era também originário de Betsaida, na Galileia. Parece que ele gozava de certa intimidade com Jesus Cristo, pois foi a ele que o Senhor se dirigiu no momento da multiplicação dos pães, e foi também por seu intermédio que os gentios se dirigiram a Jesus. Devemos a uma pergunta sua a resposta do Mestre: “Felipe, quem me vê, vê também o Pai”.

Segundo a tradição, Felipe tinha mulher e três filhas pequenas quando Nosso Senhor o chamou para o apostolado com o “segue-me”. Desde esse momento Felipe não vive senão para Jesus e sua causa.

Logo depois de seu chamado ao apostolado, ele vê seu amigo Natanael, e comunica-lhe a alegre notícia de ter encontrado o Messias. Sente-se tão cheio da autoridade e força de Jesus, que às dificuldades que lhe põe Natanael, não responde senão com estas lacônicas palavras: “Vem e vê”. Natanael também ficou subjugado pelo Mestre.

Além das 3 menções a ele acima descritas, ouve-se mais uma vez o nome de Felipe entre os Apóstolos que esperam o Espírito Santo. Segundo a tradição, ele morreu em Hierápolis, capital da Frígia. Lá se venerava, no século II, seu sepulcro, e o de duas filhas que a Deus consagraram a virgindade. A terceira foi enterrada em Éfeso.

São Tiago, chamado “o menor” para distingui-lo do irmão de João Evangelista, era de Caná, na Galileia, e primo de Jesus. Sua mãe, Maria, e seu pai, Cleófas (ou Alfeu), pertenciam à mesma família que São José.

Esse apóstolo foi o primeiro bispo de Jerusalém, que governou por trinta anos. Conquistou grande autoridade pela austeridade de vida, por sua assídua oração, e pela observância escrupulosa da Lei. Tomou parte no Concílio Apostólico de Jerusalém. São Paulo o cita antes de todos os outros quando menciona sua visita a Jerusalém: Encontrei “Tiago, Cefas, João, considerados como as colunas” da Igreja então (Gl 2,9).

Tendo chegado a uma avançada idade, foi precipitado do pináculo do Templo, e teve a cabeça esmagada. Escreveu uma carta aos hebreus convertidos da diáspora, espalhados pelos vários países do mundo.

Hoje se venera seu túmulo na torrente do Cedrão, perto da Basílica da Agonia.

Os nomes de São Felipe e de São Tiago vêm no cânon da Missa.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here