Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

21/12 – São Pedro Canísio, Doutor da Igreja


Doutor da Igreja, conhecido como “Martelo dos hereges”, foi um dos mais destacados líderes da Contra-Reforma católica. Várias nações da Europa central devem-lhe a perseverança na verdadeira Fé.

Natural de Nimega, na Holanda, onde nasceu em 8 de maio de 1521, filho de Jacob Canisio, prefeito local, e Egídia van Houweningen, Pedro perdeu a mãe aos dois anos. Na idade escolar foi enviado a Colônia para o estudo de artes, direito civil, e teologia. Aos 19 anos recebeu o grau de doutor em direito civil, e foi para Louvam estudar direito canônico.

Fez então os exercícios espirituais com São Pedro Fabro – o primeiro discípulo de Santo Inácio de Loyola – e decidiu dedicar sua vida à evangelização como membro da Companhia de Jesus.

No dia 8 de maio de 1543 foi recebido como noviço em Colônia, por outro dos primeiros jesuítas, o padre Pedro Lefèvre. Apenas ordenado em 1546, foi julgado digno de substituí-lo como Superior. Em Colônia fundou a primeira casa da Companhia de Jesus em terras alemãs.

O Cardeal Othon Truchess, bispo de Augsburgo, que conheceu então o Padre Canísio, admirado por sua ciência e virtude, quis levá-lo ao Concílio de Trento como seu teólogo. Tendo consultado Santo Inácio a respeito, este respondeu que a escolha não podia ter sido melhor.

Foi por essa época que o Duque da Baviera, Guilherme III, pediu ao Papa Paulo III que lhe enviasse alguns professores da Companhia de Jesus para a Universidade de Ingolstadt. Santo Inácio escolheu para a missão Canísio, Le Jay e Salmeron, três dos seus mais caros discípulos. No caminho, o Pe. Canísio parou em Bolonha, onde recebeu o título de Doutor em Teologia.

Em 1552 Santo Inácio o enviou ao novo colégio da Companhia em Viena. Na Áustria, perigava a fé. Não só o clero regular e as ordens religiosas, como também as escolas, estavam infectadas pelos germens da heresia luterana.

O Imperador ofereceu-lhe a Sé vacante de Viena, mas o jesuíta recusou peremptoriamente o convite. Em 1555, vemo-lo junto ao Imperador na Dieta de Augsburgo. Nesse ano e no seguinte ele pregou em Praga, sendo muito perseguido pelos hereges hussitas locais.

O Imperador Ferdinando havia pedido a Santo Inácio um apanhado curto e sólido da doutrina católica, capaz de refutar inúmeros panfletos protestantes contra a Fé. O Santo incumbiu Canísio dessa tarefa, surgindo a Summa doctrinae christianae. Esta obra e o Catecismo do Concílio de Trento, representarão os dois monumentos do triunfo da Igreja sobre a doutrina de Lutero. Ferdinando divulgou tal súmula por todo seu Império, e Felipe II, da Espanha, o fez imprimir e distribuir em seus Estados do novo e velho continentes.

Ainda em 1556 São Pedro Canísio abriu colégios da Companhia em Ingolstadt e Praga, e nesse mesmo ano foi nomeado primeiro provincial da Alta Germânica, que abarcava a Suábia, Baviera, Boêmia, Hungria, Baixa e Alta Áustria. Por escolha dos príncipes católicos e ordem do Papa, ele tomou parte nas discussões religiosas de Worms com os luteranos, refutando a Melânchton, discípulo predileto de Lutero. Foi muito hábil, conseguindo que os protestantes das várias seitas se desentendem-se entre si, e a sessão foi suspensa.

A Suíça encontrava-se em perigo. A pedido do Papa, São Pedro Canísio dirigiu-se àquela nação, tornando-se o segundo apóstolo do país e padroeiro de Friburgo.

Não é possível, nos limites de um artigo seguir toda a gloriosa trajetória desse verdadeiro filho de Santo Inácio.

Ele faleceu de uma hidropisia longa e dolorosa, em 20 de dezembro de 1597. Pela importância de seus escritos, foi declarado Doutor da Igreja.

O Martirológio Romano Monástico diz dele: “Em Friburgo, no ano da graça de 1597, o nascimento no céu de São Pedro Canísio, padre da Companhia de Jesus e Doutor da Igreja,venerado pelos católicos alemães e suíços como seu segundo apóstolo, depois de São Bonifácio, por haver preservado a ortodoxia de sua fé através de sua pregação, de seus manuais de doutrina, e na fundação de diversos colégios”.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados