Em 25 de setembro de 2026, o grupo sul-africano Lex Libertas fincou 3.000 cruzes brancas no National Mall, em Washington, D.C. A impactante instalação foi realizada em homenagem às vítimas de ataques a propriedades rurais motivados por razões políticas e ideológicas, que vêm instaurando um regime de terror nas áreas rurais da África do Sul. Essa violência impede os agricultores de fazer o que sabem fazer melhor: cultivar a terra e, assim, alimentar a nação.
O evento de dois dias consistiu em uma conferência no National Press Club e na fixação das cruzes em 25 de setembro. No dia seguinte, houve uma vigília e uma apresentação diante das cruzes, com deposição de coroas de flores e homenagem às vítimas cujos nomes estavam inscritos nas cruzes brancas de madeira.
Como sul-africano em visita aos Estados Unidos, representei a Family Action South Africa. Ansioso por ouvir notícias de meu amado país e voltar a falar um pouco de africâner, enfrentei o trânsito de Washington logo cedo e participei dos dois dias do evento.
A conferência incluiu testemunhos de vítimas de ataques a propriedades rurais que vivem em um país já assolado pela criminalidade. Houve apresentações sobre a importância crucial da propriedade privada, que agora vem sendo corroída na África do Sul. Durante a conferência, ficou muito claro para mim que os veículos de comunicação sul-africanos noticiam de forma insuficiente e retratam de forma equivocada as vítimas desses ataques.
Samuel Samson, do Bureau de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho do Departamento de Estado dos Estados Unidos, apresentou a posição do governo norte-americano quanto à busca por melhores relações com a África do Sul. No entanto, observou que o governo sul-africano não respondeu às simples “cinco solicitações” feitas pelos Estados Unidos para que possam manter um diálogo pleno com a África do Sul.
Uma dessas “solicitações” é a condenação pública do atroz cântico: “Matem o bôer, matem o agricultor!”. Julius Malema, líder do grupo de extrema esquerda Combatentes pela Liberdade Econômica (EFF), tem entoado esse cântico em encontros e comícios políticos. O cântico costuma ser acompanhado por sons que imitam disparos e pelos gestos correspondentes. Os oradores frequentemente bradam insultos raciais contra a “branquitude” e defendem a necessidade de exterminá-la.
Esse pernicioso discurso de ódio e essa incitação à violência criaram um ambiente que levou ao assassinato brutal de muitas vítimas de ataques a propriedades rurais. O árduo trabalho da Lex Libertas e de organizações associadas comprovou essa relação. No entanto, o governo sul-africano continua a negar a existência de qualquer problema desse tipo e se recusa ostensivamente a condenar o cântico da EFF. Mesmo que os assassinatos em propriedades rurais não existissem, o cântico ainda assim deveria ser condenado.
Após o término da conferência, dirigimo-nos ao National Mall. Em seguida, fincamos nossas 3.000 cruzes brancas em uma ampla faixa de gramado que atravessa o coração da cidade, perto de seus locais mais emblemáticos. Fiquei comovido ao ver quantas pessoas se dispuseram a ajudar nessa dolorosa tarefa. Integrantes da Lex Libertas e dos New York Young Republicans, patrocinadores do evento, cuidaram de toda a logística.
Também vi sul-africanos — fossem refugiados, residentes nos Estados Unidos ou visitantes — participarem. O que realmente me comoveu, porém, foi ver transeuntes norte-americanos que, ao perguntarem o que estava acontecendo, se dispuseram a ajudar com grande empenho em homenagear e lamentar a perda sem sentido dessas vítimas.
Com tantas mãos dispostas a ajudar, fincamos todas as cruzes e nos preparamos para as cerimônias do dia seguinte.
O assassinato de agricultores sul-africanos começou na década de 1980 e aumentou muito na década de 1990. Os números permaneceram elevados até os últimos dois anos. A taxa diminuiu devido à reação dos agricultores, que formaram patrulhas e grupos de segurança para compensar a incapacidade do Serviço de Polícia Sul-Africano (SAPS) de garantir a segurança rural. A repercussão internacional também ajudou a trazer a questão para o primeiro plano.
Os sinistros assassinatos em propriedades rurais seguem a clássica tática comunista empregada, por exemplo, no Brasil na década de 1960 ou na antiga Rodésia nas décadas de 1970 e 1980. O objetivo é destruir a instituição da propriedade privada e estabelecer a propriedade estatal de todas as terras.
Na África do Sul, onde temos uma população racialmente diversificada, instrumentalizar a questão racial é uma maneira fácil de incitar a violência e tentar, de forma perversa, justificar esses crimes. Essa instrumentalização racial não passa de uma cortina de fumaça, usada para eliminar classes sociais, apoderar-se da riqueza e da propriedade e impor a igualdade a todos, exceto ao punhado de comparsas que permanece no topo e lucra com a “alegria” da recém-descoberta igualdade de todos. Eles destroem qualquer um que se interponha em seu caminho.
O caráter indiscriminado desses crimes ficou claramente evidenciado pelo grande número de nomes inscritos nas cruzes, pertencentes a sul-africanos de todas as origens étnicas: africanos, negros, ingleses, mestiços e indianos. A ideia de que essa campanha se concentra exclusivamente em vítimas “brancas” é uma mentira. Nenhum sul-africano está verdadeiramente seguro enquanto tais atrocidades forem toleradas.
As implicações de longo prazo de assassinar agricultores e tomar suas terras são, de fato, enormes. Pois, se hoje é justificável assassinar agricultores, o que impedirá amanhã o assassinato de empresários? Se hoje se pode atacar determinada raça sem receio de represálias, o que impedirá amanhã um ataque contra outra raça ou grupo étnico? E, se é possível obter terras assassinando o atual proprietário e ocupando-as, que proteção teria o assassino transformado em novo proprietário contra qualquer outra pessoa que se interessasse pelo mesmo pedaço de terra e decidisse tornar-se o próximo assassino transformado em proprietário…?
Em um país como a África do Sul, onde os empregos são escassos e há necessidade de mão de obra qualificada, o assassinato de cada agricultor significa a perda de postos de trabalho para algo entre 2 e 200 trabalhadores, dependendo do tamanho da propriedade. Sob condições tão duras, os sobreviventes muitas vezes partem para o exterior, onde há mais segurança. Assim, a África do Sul perde competências essenciais das quais não pode prescindir. Os antigos trabalhadores rurais menos afortunados, contudo, precisam permanecer no país e engrossar as fileiras cada vez maiores dos desempregados.
A Lex Libertas dedicou tempo e esforço à verificação dos nomes e das histórias correspondentes a cada uma das cruzes. Não se pode duvidar da veracidade dos nomes. E as histórias são dilacerantes. Na inauguração das cruzes e durante a vigília, o presidente da Lex Libertas, dr. Ernst Roets, relatou algumas dessas histórias, incluindo a de um menino de 12 anos que foi afogado em uma banheira de água fervente depois que os criminosos mataram seus pais.
Ficar diante de 3.000 cruzes, cada uma com um nome e uma história por trás, foi uma experiência profundamente impactante. Essas cruzes representavam pessoas que foram mortas sem outra razão além do fato de se interporem no caminho daquilo que Julius Malema chamou de “processo revolucionário”.
O que realmente me surpreendeu foi a reação feroz da esquerda contra essa campanha. Vimos pessoas se concentrarem em pequenas imprecisões, atacarem os organizadores como propagadores do medo e relatarem os acontecimentos de maneira equivocada. Algumas chegaram ao ponto de negar que os crimes tivessem ocorrido, apesar da enorme quantidade de dados que comprova o contrário.
De fato, algumas pessoas descartam os assassinatos como meros “crimes comuns” que deram errado ou se tornaram violentos. Falar em “crime comum” como se isso fosse aceitável demonstra que elas já não têm nenhum sentimento verdadeiro pelo sofrimento alheio.
Àqueles que tenham alguma dúvida sobre o que está acontecendo, recomendo enfaticamente que assistam ao documentário “Crossed Out”, lançado pela Lex Libertas durante a conferência.
Há muitas razões pelas quais a Lex Libertas se concentra nos assassinatos em propriedades rurais, e não na criminalidade desenfreada em geral.
A primeira razão é que a Lex Libertas dispõe de recursos limitados. Tentar representar toda a criminalidade da África do Sul seria impossível, dada a sua dimensão.
Em segundo lugar, o problema das propriedades rurais tem solução. Chamar a atenção para a violência de gangues ou o roubo de rebanhos não oferece uma solução imediata, em grande parte devido à incompetência do SAPS. Enquanto isso, os assassinatos em propriedades rurais podem ser amplamente solucionados mediante a condenação, pelo governo sul-africano, do cântico “Matem o bôer”, a concessão de ajuda financeira aos envolvidos na segurança rural e várias outras soluções apresentadas pela Lex Libertas.
Em terceiro lugar, o público em geral deveria estar muito satisfeito com o Projeto das Cruzes Brancas, pois ele ajuda a lançar luz sobre a criminalidade sul-africana como um todo, já que os assassinatos em propriedades rurais fazem parte dessa tendência. Essa exposição beneficia todos os sul-africanos.
Em quarto lugar, a razão para o foco nos assassinatos em propriedades rurais é que eles são os únicos crimes efetivamente incentivados em público. Nenhum líder político jamais defende mais violência de gangues, roubos de carros ou furtos de gado. No entanto, é possível ver o líder de um importante partido político saltitando em um palco diante de 90.000 pessoas em um estádio, pedindo o assassinato de agricultores, proferindo insultos raciais contra a “branquitude” e dizendo coisas como: “Uma revolução precisa de derramamento de sangue”.
Em quinto lugar, todo crime tem o direito de ser exposto e denunciado. Quem se opõe a tais denúncias por elas não favorecerem determinada agenda está implicitamente favorecendo o crime.
Em conclusão, devemos manter o foco no panorama mais amplo. Somos uma nação assolada pela criminalidade, que enfrenta enormes desafios econômicos. No entanto, a verdadeira questão é como nós, sul-africanos, podemos sobreviver enquanto tentamos construir nossa vida em nosso belo país.
Especialmente como católicos, devemos nos lembrar de que precisamos ser sempre defensores do que é bom e verdadeiro e nos opor, em toda parte, às forças do mal e do erro. Essa tragédia transcende uma série de assassinatos, um país assolado pela criminalidade ou uma tentativa comunista de concluir a destruição do que outrora foi a economia mais bem-sucedida da África. Em última análise, trata-se de mais uma cena do esforço inútil de Satanás para depor Deus como Rei do Céu e da Terra e tentar impor à humanidade seu próprio domínio perverso, fundado no orgulho e no vício. Mantendo esse objetivo primordial, podemos concentrar com êxito nossos esforços na reconstrução da civilização cristã, tendo Jesus Cristo como autoridade suprema. A menos que o homem se arrependa e siga a Lei de Deus, sempre cairá no erro e no sofrimento.
Não devemos permitir que sejamos divididos ou distraídos por aqueles que desejam semear a discórdia entre nós, e devemos lembrar que, acima de tudo, desejamos ser uma só nação sob Deus, na qual, pela prática da Única Fé Verdadeira de Jesus Cristo, possamos ser “livres do mal” e alcançar “a vida eterna”. Que Deus abençoe nosso povo e que Deus abençoe a África do Sul!
Fonte: The American TFP — https://www.tfp.org/the-war-against-communism-still-rages-as-3000-white-crosses-are-planted-on-the-mall-in-washington-d-c




