As esquerdas sofreram 3 grandes derrotas na América do Sul.
Aumenta o leque de possibilidades do Brasil expandir sua benéfica influência na agenda dos Valores Morais, na política externa anti bolivarianista para a qual não faltam experiência, sutileza e dotes ao Itamaraty.
Bolívia: comunicado da OEA não valida o resultado das urnas
“Em seu comunicado, a OEA diz: “A equipe de auditores não pôde validar o resultado da presente eleição, e recomenda um outro processo eleitoral. Qualquer futuro processo deverá contar com novas autoridades eleitorais para poder levar a cabo eleições confiáveis.””
““As manipulações do sistema de informática são de tal magnitude que devem ser profundamente investigadas pelo Estado boliviano para chegar a fundo e demarcar as responsabilidades nesse caso grave”, afirmou o órgão”.
“A OEA também diz que há alterações e assinaturas falsificadas em atas, o que impacta a integridade da contagem”. (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/11/10/oea-diz-que-eleicoes-na-bolivia-foram-fraudadas-e-recomenda-nova-votacao.ghtml).
(Foto das manifestações populares contra Evo Morales)
* * *
Lacalle, no Uruguai, derrota 15 anos da Frente Ampla
O silêncio mal humorado da midia, com a derrota histórica da Frente Ampla, no Uruguai — Luis Lacalle Pou, é o novo Presidente — é um atestado desse grande revés das esquerdas na América do Sul.
Como se sabe o Uruguai de Tabaré Vasquez e Mujica liberaram a maconha para ser vendida em farmácias e, na política externa se recusou a fazer parte do Grupo de Lima — entende-se, são presidentes de esquerda, favoráveis a Maduro e simpatizantes do movimento terrorista tupamaro.
Auguramos que Lacalle Pou dê novos rumos à política externa do Uruguai desvinculando-o da aliança com Maduro, o verdugo da Venezuela. Também o governo de esquerda mexicano perde um aliado no Uruguai.
* * *
O Itamaraty, sob a nova orientação impulsionada pelo Chanceler Ernesto Araújo, com sua tradição diplomática reconhecida internacionalmente, saberá fazer as démarches junto ao presidente Lacalle a fim de favorecer a política anti bolivarianista nas Américas.
Lula, condenado pela 2a. vez, prisão em regime fechado
Os três desembargadores da 8a. Turma do Tribunal Regional Federal (TRF-4) condenaram por unanimidade nesta quarta-feira, 27, o ex-presidente Lula “por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do sítio de Atibaia. A pena do petista foi aumentada de 12 anos para 17 anos e um mês de prisão, em regime fechado”. (https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/tribunal-unanime-impoe-a-lula-sua-mais-pesada-pena-na-lava-jato-17-anos-de-prisao/).
O TRF-4 referenda assim, a opinião da grande maioria dos brasileiros que se manifestou nas ruas, desde 2015.
De passagem, lembramos que Dilma Roussef, desbancada do Poder pelo povo brasileiro, continua sendo a grande Incólume. Por quê?
* * *
O Brasil, na gestão do PT, serviu de péssimo exemplo para as Nações da América do Sul: não só por suas alianças bolivarianistas, como também pela sustentação financeira e diplomática de Cuba, Venezuela, Bolívia.
Até Xi Jinping reconheceu o óbvio: o Brasil tem um grande peso no destino da América Latina. Nós somos mais ousados: ao Brasil cabe um papel especial no concerto mundial das Nações.
Saibamos afirmar nossa independência, nossa soberania e nossa altivez diante de cobiças internacionais seja da ONU, seja da China comunista.
* * *
O Brasil ainda será um grande País. O Cristo Redentor, no alto do Corcovado, e Nossa Senhora Aparecida velem pela missão Providencial dessa Terra de Santa Cruz.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Functional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
O armazenamento técnico ou acesso é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.