(LifeSiteNews) — Uma tendência recente nas redes sociais mostra um número crescente de mulheres da Geração Z falando sobre passar o verão em conventos católicos, buscando tranquilidade e estrutura espiritual em vez de viagens tradicionais ou vida noturna.
Como explicar essa tendência ao recolhimento? Uma pergunta cheia de significado. Vejamos a notícia:
“UM vídeo viral que atraiu maior atenção mostra uma jovem descrevendo sua experiência hospedada em um mosteiro sob um “voto de silêncio” voluntário – e sua incapacidade de fazer uma segunda reserva devido à alta demanda.”
Uma pausa nas telas de smartphones e na agitação moderna.
“Embora os participantes variem em formação e crença, o apelo é consistente: uma pausa das telas, do barulho e da sobrecarga digital.”
Em contraste, “Os conventos oferecem uma rotina previsível – despertar cedo, jardinagem, refeições compartilhadas e oração estruturada. Vários retiros pedem silêncio durante o dia e muitos restringem completamente o uso do celular.”
Nossa opinião
Enquanto católicos, podemos nos perguntar como dar uma formação em profundidade a essa demanda pelo silêncio.
A agitação da vida moderna, o apelo constante pelo excesso de informação, um verdadeiro entorpecente da alma, da vontade, da inteligência com a prevalência da sensação.
A virtude da Temperança é chave num retiro assim. Desde a chamada Revolução Industrial o apelo à velocidade, à mudança, à novidade vem se tornando uma tentação difícil de vencer.
A finalidade do homem sobre a Terra é conhecer, amar e servir a Deus … e depois a bem aventurança eterna.
Como escreveu o Prof. Plinio: “O papel da graça consiste exatamente em iluminar a inteligência, em robustecer a vontade e em temperar a sensibilidade de maneira que se voltem para o bem. De sorte que a alma lucra incomensuravelmente com a vida sobrenatural, que a eleva acima das misérias da natureza decaída, e do próprio nível da natureza humana. É nessa força de alma cristã que está o dinamismo da Contra-Revolução.”(Revolução e Contra-revolução)
Que Nossa Senhora, Sede da Sabedoria inspire os pregadores e abra a alma daqueles que acordam para o valor da reflexão, do silêncio e do erro gravíssimo da vida de sensações.
Fonte: https://www.lifesitenews.com/news/gen-z-women-turn-to-convent-retreats-in-search-of-silence/