Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Ambientalismo, Teologia da Libertação vs. conservadores católicos

Por Mathias de Albuquerque

3 minhá 3 anos — Atualizado em: 10/25/2021, 5:09:47 PM


O Site do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira atinge o marco de 10 mil Posts. O artigo abaixo vem confirmar a eficácia da ação do IPCO no cenário nacional, na luta entre conservadores católicos e progressistas.

IPCO no centro da luta contra o ecoterrorismo

“Este artigo (1) tem como objetivo investigar a mobilização da Igreja Católica no Brasil [leia-se progressistas e TL] em torno das questões ambientais e da contra-ofensiva organizada (também proveniente do meio católico) que esse engajamento vem se levantando no atual cenário nacional, marcado pela ascensão conservadora.

“Três eixos principais fundamentam esta análise:

“1) O meio oficial católico no Brasil;
2) Os atores católicos não oficiais simpáticos à agenda ambiental; e
3) Os contra-movimentos católicos que visam quebrar a “onda verde”.

“O primeiro é representado pelo ativismo de padres e bispos brasileiros que, com base principalmente nas diretrizes da Laudato Si, a encíclica do Papa Francisco, buscam estimular teologicamente o eco-ativismo.

“A segunda atua fora da esfera de influência institucional da Igreja Católica no Brasil e é aqui representada pelo ativismo de Leonardo Boff.

“Por fim, o terceiro tem como expoente no cenário nacional o famoso Instituto Plínio de Oliveira (IPCO), uma espécie de think tank do conservadorismo católico brasileiro.


(…)

“A Articulação entre o Cristianismo da Libertação e o Ambientalismo em Leonardo Boff e seus atuais Opositores religiosos no Brasil

“Leonardo Boff foi um dos fundadores da teologia da libertação. Seu papel de liderança nas comunidades eclesiais de base no Brasil e suas exortações que enfrentaram não só as injustiças sociais, mas também a hierarquia da própria Igreja Católica, o elevaram à posição de ícone político e religioso. [É o caso de dizer que foi ícone midiático, sem penetração no público católico]

“Sua saída do clero católico em 1992, às vésperas da ECO-92, ocorreu ao mesmo tempo em que a agenda ecológica estava sendo incorporada ao seu repertório teológico. Desde então, o cristianismo da libertação que ele defendeu também se tornou cada vez mais um ambientalismo cristão da libertação.
No entanto, com a atual virada conservadora do governo brasileiro, grupos e movimentos avessos às agendas ecológicas ganharam destaque. [Não está correto: os conservadores, no caso concreto o Prof. Plinio e a TFP, tiveram grande destaque bem antes da onda conservadora no Brasil]

Continua o autor: “Entre eles está o polêmico IPCO – Instituto Plinio Correia de Oliveira, uma dissidência ainda mais conservadora do conhecido movimento integralista TFP – Tradição, Família e Propriedade.

“Em seu ativismo, o IPCO afirma que o ambientalismo é um cavalo de Tróia que esconde agentes comunistas e partidários da teologia da libertação que desejam subverter a ordem política e religiosa no Brasil e no mundo. Devido ao seu destaque nesses temas, Leonardo Boff foi escolhido pelo IPCO como um dos principais agentes a serem combatidos.

“O objetivo deste artigo é analisar o funcionamento dessas redes de teologia antiambiental e anti-libertação baseadas no IPCO. Suas diversas publicações, manifestações públicas, marchas, canais no YouTube e abaixo-assinados são objeto desta análise. Por meio desses dados, serão mapeados os principais conceitos e as conexões que os membros do IPCO traçam entre as diferentes instâncias da arena política e religiosa.”

***

Resultado de imagem para psicose ambientalista livro

Apesar de imprecisões na análise feita pelo Autor — nossa posição sobre o ecoterrorismo ambientalista está exposta no livro Psicose Ambientalista — é-nos grato ver que estudiosos abordam o importante papel que o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira vem desenvolvendo no cenário nacional, contribuindo para esclarecer a opinião pública nacional. Não só em matéria de ecoterrorismo ecológico, mas também na questão de família, propriedade, tradição luso-cristã.

Nossa Senhora Aparecida continue a abençoar e guiar as ações do Instituto em defesa da Civilização Cristã, da Santa Igreja, do nosso Brasil contra as agressões ecoterroristas que alimentam campanhas contra nossa Pátria e ambições internacionais com relação à Amazônia.

(1) RENAN WILLIAM DOS SANTOS, * (Universidade de São Paulo, Brasil)
Movimentos ambientalistas católicos e seus oponentes no Brasil

Detalhes do artigo

Autor

Mathias de Albuquerque

Mathias de Albuquerque

162 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados