Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Arcebispo de Lima: “soldado de Cristo”, expressão obsoleta. O ensinamento de São Paulo


Recente declaração do Arcebispo de Lima causa perplexidade: soldado de Cristo é uma expressão obsoleta.

“O Arcebispo Primaz do Peru, Dom Carlos Castillo Mattasoglio, afirmou que ser soldado de Cristo é uma imagem “obsoleta” da Confirmação. “Essa maneira de entender a Igreja, como uma cruzada, se traduz nessa imagem que, por favor, já que a Confirmação já está obsoleta, soldados de Cristo”, disse o arcebispo em sua apresentação durante o segundo dia da Assembléia Sinodal Arquidiocesana de Lima, que acontece no Colegio San Agustín e termina na quarta-feira.

O Prelado também disse que “somos todos chamados a acolher” como sentinelas do amanhecer. “Não é um cristianismo, por favor, dos soldados de Cristo”.

Ensina São Paulo: Um bom soldado de Cristo

1 Tim “2 Quanto a você Timóteo, meu filho, fortifique-se por meio da graça a]">[a] que temos em Cristo Jesus. Pegue as palavras que você me ouviu dizer diante de muitas testemunhas e entregue-as a pessoas de confiança que sejam capazes de ensinar a outros. Participe dos meus sofrimentos, como um bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado se envolve com negócios da vida civil, pois o seu objetivo é agradar o seu comandante. 5″

“18 Tal é a recomendação que te faço, meu filho Timóteo, segundo as profecias feitas precedentemente a teu respeito, a fim de que, segundo elas, combatas o bom combate, 19 conservando a fé e a boa consciência. Por se terem afastado dela, alguns naufragaram
na fé ; 90 desse número são Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.”

1 Tim. 11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. 12 Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste uma bela confissão (da divindade de Jesus)
diante de muitas testemunhas.

2 Tim 7 Combati, até ao fim, o bom combate, acabei a minha carreira, guardei a fé.
* * *

Bem Aventurado Urbano II convoca a Cruzada: “Deus Vult”

Estátua de Urbano II, Châtillon sur Marne“Ó soldados fortíssimos, filhos de pais invictos, não vos mostreis decadentes, mas lembrai-vos da coragem de vossos predecessores; e se vos segura o doce afeto dos filhos, dos pais e das consortes, atentai para o que diz o Senhor no Evangelho:
“quem ama o pai ou a mãe mais que a Mim, não é digno de Mim. Todo aquele que deixar seu pai ou sua mãe, ou a mulher ou os filhos ou as terras por amor de meu nome receberá o cêntuplo nesta terra e terá a vida eterna”.

“Empreendei o caminho do Santo Sepulcro, arrancai aquela terra àquele povo celerado e submetei-la a vós: ela foi dada por Deus em propriedade aos filhos de Israel; como diz a Escritura, nela correm rios de leite e mel.

Jerusalém é o centro do mundo, terra feraz por cima de qualquer outra quase como um paraíso de delícias; o Redentor do gênero humano a tornou ilustre com sua vinda, a honrou com sua passagem, a consagrou com sua Paixão, a redimiu com sua morte, e a tornou insigne com sua sepultura”.  https://ascruzadas.blogspot.com/2009/04/bem-aventurado-papa-urbano-ii-popolo.html

  • * * *

No Oriente, na África constantes perseguições, atentados, assassinatos de católicos. Na China de Xi Jinping forçam-se os clérigos e fieis a aderirem à Igreja Patriótica, uma agente do comunismo. https://ipco.org.br/cristaos-decapitados-enquando-o-ocidente-e-o-vaticano-dormem/

Causa, pois, a maior estranheza a posição otimista do Arcebispo de Lima “sentinelas do amanhecer” e a afirmação de que “soldados de Cristo” é expressão obsoleta. É obsoleta a expressão “Igreja Militante”?

Fonte: https://www.aciprensa.com/noticias/arzobispo-dice-que-ser-soldado-de-cristo-es-una-imagen-obsoleta-video-20458

Detalhes do artigo

Autor

Barcelos de Aguiar

Barcelos de Aguiar

330 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados