Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Aspectos nobres e grandiosos da noite


Um modotrivial de considerar as horas do dia é de acordo com as necessidades do nosso corpo,e assim se diz comumente que a manhã é a hora em que as pessoas se levantam einiciam seu trabalho; o meio dia, aproximadamente a hora em que almoçamos; e à noitese dorme, se descansa.

Quanto ànoite, há um modo físico de considerá-la, como a parte do dia em que háescuridão; ou o período em que as pessoas não trabalham. Mas essasconsiderações não abrangem tudo que realmente se concebe por noite. Todas asforças malignas da natureza se desatam quando escurece. Enquanto colibris,águias e pombas dormem, os bichos selvagens, como morcegos e répteis, saem desuas tocas e começam a vaguear. É a hora em que as febres aumentam, as doençaspioram e a maioria dos crimes são cometidos. Há um desatar de forças maléficasdurante a noite, que durante o dia ficam subjugadas.

Josephde Maistre, que viveu numa época em que não havia telefone, comentava que duranteas noites ele permanecia sem informações sobre amigos doentes, pois os perigosda noite — quando também aumentam as doenças, mortes, desenlaces trágicos — oimpediam de mandar o lacaio à casa deles, para saber como estavam passando.

Entretantoa noite, sendo a hora em que os homens repousam, em que as atividadesquotidianas cessam, tem concomitantemente algo que de certo modo é contrário aeste. Trata-se do aspecto belo e grandioso da noite, em que os homens de contemplaçãoe de pensamento tomam certo recuo em relação às coisas. É a hora da análise, dareflexão, a hora em que os homens se elevam acima do trivial diário, em que empreendemo voo de seu espírito e de sua capacidade de meditação.

Jesus Cristo na vigília noturna no Horto das Oliveiras

A noiteé a hora da oração, em que Deus parece velar assiduamente pelos que estãodormindo. É também a hora na qual os homens mais facilmente conseguem, por meioda prece, obter de Deus o que desejam. É a hora em que vigiam os que sofrem, osque se sacrificam pela Igreja. É a hora em que se empenham defensivamente osque são tentados, atormentados, e que não conseguem conciliar o sono. Nesta horase medita e se reza.

Há algo departicularmente digno na meditação noturna, e isto confere à noite uma espéciede nobreza, que nem o meio dia, com o sol no seu apogeu, consegue proporcionar.Nessa hora a vida adquire um colorido especial, mais nobre, mais alto. Estanobreza e solenidade da noite é um fato. A tal ponto que certos atos solenes sãorealizados à noite, por ficarem revestidos de maior pompa do que se fossemrealizados durante o dia.

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 30 de junho de 1965. Esta transcrição não passou pela revisão do autor. Fonte: Revista Catolicismo Nº 828, Dezembro/2019.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados