Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Sínodo: Bispo liberal vê “sementes do Verbo” em uniões livres

Por Mathias von Gersdorff

1 minhá 9 anos — Atualizado em: 10/13/2015, 12:59:21 AM


Dom Johan Bonny
Dom Johan Bonny (JOHANNA GERON/AFP/Getty Images)

Dom Johan Bonny, bispo de Antuérpia, voltou a repetir no Sínodo da Família suas exigências de uma completa reavaliação das relações extra-matrimoniais.

Em todas as parcerias seriam perceptíveis as “sementes do Verbo”. Por isso a Igreja Católica devia mudar seu pensamento, disse Bonny, citado por Cathobel.

Dom Bonny: A Igreja deveria reconhecer “os aspectos positivos ou construtivos deste fenômeno (aqui ele se refere à constituição de formas de parcerias como resultado da revolução sexual) para descobrir assim as “sementes do Verbo” nessas experiências. A Igreja deve constatar o crescimento que os homens experimentam dia a dia nestas relações não matrimoniais.

A Igreja deveria tentar compreender como Deus acompanha os homens com a sua graça ao longo do caminho. A pluralidade de parcerias é qualificada pelo Bispo Bonny como uma “sinfonia das diversidades”.

Dom Johan Bonny pertence à ala progressista radical do Episcopado. Juntamente com o Cardeal Christoph Schönborn defende a tese de que deveriam ser apreciadas todas as parcerias de certo modo estáveis. O matrimônio sacramental seria para eles a melhor forma de parceria, porém não a única licita. A forma de relacionamento que alguém escolhe dependeria da vocação ou da maturidade dos parceiros.

Essas teses são radicais e estão em crassa contradição com a doutrina católica, porém são aceitas em grau maior ou menor por muitos progressistas.

Tradução do original alemão: Renato Vasconcelos

Detalhes do artigo

Autor

Mathias von Gersdorff

Mathias von Gersdorff

42 artigos

Economista, jornalista e ativista pró-vida, escreveu diversos livros e é diretor da campanha "Crianças em Perigo" da Associação Alemã pró-Civilização Cristã.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados