Cuba agro-reformada

Helio Brambilla

Agricultura em Cuba title=
O país modelo de nossos agro-reformistas – naufraga por onde quer que se olhe.

Enquanto crescemos numa velocidade vertiginosa, a produção de Cuba – o país modelo de nossos agro-reformistas – naufraga por onde quer que se olhe.

Sua atual safra açucareira é a pior dos últimos 105 anos, segundo o jornal oficial “Granma”. A superfície de cultivo caiu de 2 milhões para 750 mil hectares, e mais de 100 mil postos de trabalho foram eliminados.

No ano anterior à sua queda – 1958 – a safra atingiu 5,6 milhões de toneladas, ocasião que a Pérola das Antilhas se tornara o maior exportador de açúcar do mundo!

Após 50 anos de ditadura comunista aplicando a decantada “Reforma Agrária” sua produção caiu para 1,2 milhões de toneladas.

Bem comparando, tão-só o nosso grupo COSAN – na safra de 2009 – produziu mais do dobro da produção cubana, ou seja, 3.276,245 toneladas, sem contar os 2 bilhões de litros de álcool.

De onde vem o dinheiro de nossas reservas?

Num balanço geral, vale lembrar ainda que “a agricultura e pecuária foram responsáveis por 42% das exportações brasileiras em 2009”.O balanço final da década também cumprirá as estimativas prognosticadas pelos analistas e atingirão os 400 bilhões de superávit.

O presidente Lula, useiro e vezeiro da propaganda de que ele pagou a dívida do Brasil com o FMI, e que o Brasil tem mais de U$ 200 bilhões de reservas, se “esquece” de dizer de onde veio o dinheiro: em boa parte das sobras das exportações do agronegócio.

Nós cidadãos temos o direito de perguntar a ele: – onde estão os mais de U$ 150 bilhões restantes?

Em outro artigo, pretendo escrever sobre o custo das políticas sociais do atual governo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Acima de todas as doutas analises apresentadas pro geniais articulistas.

    Fica comprovado a tese de que nossa classe politica reflete o provo que nela vota.

    Então onde estaa saida a tais Hipocrisias enquanto pagamos a mairo carga tributaria do planeta e o alto custo social das diats e decantadas POLTICAS PUBLICAS.

    Onde esta a isinomia constitucional no regime da Previdencia social?

    Ate quando iremos ter que assistirmso como massa silenciosa tais fatos reais?

    Ate quando? Ate a proxima Copa do Mundo?? Com seu ufanismo esteril que não pagam contas…Parafraseando Julio Cesar…Panis et circensis..dai ao Povo..
    Se mais comentários…Em sintese…Somos responsaveis por nossa propria desdita..

  2. Excelente artigo Sr. Helio.
    O inexplicavel é que o Brasil inteiro conhece esses dados, conhece os bandidos que provocam isso; chega nas eleições e votam nêles. Serà que no Brasil tambem o ditado é verdadeiro: todo povo tem o governo que merece? Eu não creio.
    Ha uma grande parcela da opinião publica brasileira que é feita de gente que trabalha, gente honesta, gente que não gosta de briga nem de bagunça, gente ordeira, gente que não tem inveja dos que “tem mais”, gente com espirito cristão.
    E onde estão os representantes dessa parcela da opinião?
    Esses coitados são aqueles que continuam a trabalhar sem show nem estardalhaço e que fazem o Brasil crescer diante do mundo. E são obrigados, depois de cada eleição a engolir o sapo!!!
    E vem a nova eleição. Dos candidatos apresentados, de todos, o diabo que escolha. Nenhum representa a parcela conservadora do Brasil de sempre, o Brasil que empolga o mundo. So temos candidatos que não valem o sal que comem.
    Por que isso??? Onde esta o lider honesto que vem para varrer a casa?!
    DEMOCRACIA, DEMOCRACIA, QUANTOS CRIMES SE COMETEM EM SEU NOME!!!!!
    Aliàs, cà entre nos, democracia é a vigarice mais bem tramada que os homens ja inventaram. Ja de longa data, os que ganham eleições nesse pais são os “esquemas”, os “poderosos”, os macro capitalistas que compram tudo e que depois tem 4 anos para pegar de volta… Nunca os verdadeiros representantes do verdadeiro povo brasileiro.
    A lei “democratica” OBRIGA a votar; a gente vota… no menos pior. E sabemos que hà 99 por cento de chance de engolir outro sapo.
    Sobre Cuba, é simples: o Fidel Castro colocou em pratica os ideais do Lula e do PT. E transformou a Perola das Antilhas num grande lixão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome