Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Bruxelas será a capital da Eurábia?

Por Edson Carlos de Oliveira

1 minhá 13 anos — Atualizado em: 9/1/2017, 9:30:25 PM


Bruxelas muçulmanos Em livro publicado recentemente pela Universidade Católica de Leuven, L’Iris et le Croissant, o sociólogo Felice Dassetto alerta que a capital da União Europeia (UE), Bruxelas, está para se tornar a cidade mais islâmica da Europa.

De acordo com os dados fornecidos por Dassetto, o número de mulçumanos já ultrapassou mais de 300.000, ou seja, um quarto da população da cidade.

A maioria dos muçulmanos, em Bruxelas, é originária do Marrocos (70%) e da Turquia (20%), com os outros 10% vindos da Albânia, Egito e Paquistão. A comunidade muçulmana cresce pelas altas taxas de natalidade oriundas de casamento entre os imigrantes. Mais de 60% dos jovens marroquinos e turcos se casam com pessoas de seus países de origem.

Como em outros países europeus, a população muçulmana na Bélgica é jovem. Quase 35% dos marroquinos e turcos no país estão abaixo de 18 anos de idade, em comparação com 18% dos belgas nativos.

Desde 2008, Maomé é o nome mais popular em Bruxelas para os bebês meninos. Na Antuérpia, segunda maior cidade da Bélgica, cerca de 40% das crianças do ensino fundamental são muçulmanas.

Felice Dassetto prevê que, em 2030, os muçulmanos constituirão a maioria da população em Bruxelas.

Somado a isso, caso a Turquia entre para a União Europeia, então ela será o maior país em população da comunidade. De “capital europeia”, Bruxelas poderá se tornar a “capital da Eurábia”.

__________

Referência:

Cf. “Is Brussels becoming Eurabia’s capital?“, 25/11/2011, in http://federation-pro-europa-christiana.org/wordpress/?p=3160

Detalhes do artigo

Autor

Edson Carlos de Oliveira

Edson Carlos de Oliveira

217 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados