Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Cardeal Burke recorda o ensinamento católico sobre a homossexualidade


O estardalhaço midiático

LifeSiteNews 22 de outubro de 2020 (CardinalBurke.com) – “Os meios de comunicação mundiais têm noticiado com grande ênfase, como uma mudança de curso, a notícia de que o Papa Francisco declarou que as pessoas na condição homossexual, como filhos de Deus, “têm o direito de ter uma família” e que “ninguém deve ser expulso ou ficar infeliz por causa disso ”. Além disso, escrevem que ele declarou: “O que temos que criar é uma união civil. Desta forma, eles serão legalmente cobertos. Eu tenho defendido isso”.

“As declarações foram feitas em entrevista a Evgeny Afineevsky, diretor do documentário “Francesco”, estreado em 21 de outubro de 2020, por ocasião do Festival de Cinema de Roma (Festa del Film di Roma).

… enquanto contrárias às Sagradas Escrituras, à Tradição, ao Magistério

 

“Tais declarações geram grande perplexidade e causam confusão e erro entre os fiéis católicos, na medida em que são contrárias ao ensino da Sagrada Escritura e da Sagrada Tradição, e do recente Magistério pelo qual a Igreja guarda, protege e interpreta todo o depósito de fé contido na Sagrada Escritura e Sagrada Tradição. Eles causam admiração e erro em relação ao ensino da Igreja entre as pessoas de boa vontade, que desejam sinceramente saber o que a Igreja Católica ensina. Eles impõem aos pastores de almas o dever de consciência de fazer os esclarecimentos adequados e necessários.

“Em primeiro lugar, o contexto e a ocasião de tais declarações tornam-nas desprovidas de qualquer peso magisterial. Eles são corretamente interpretados como simples opiniões privadas da pessoa que os fez. Estas declarações não vinculam de modo algum as consciências dos fiéis, antes obrigados a aderir com submissão religiosa ao que ensinam sobre a matéria a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição e o Magistério ordinário da Igreja. Em particular, o seguinte deve ser observado.

  1. “Baseando-se na Sagrada Escritura, que apresenta os atos homossexuais como atos de grave depravação, a Tradição sempre declarou que“ os atos homossexuais são intrinsecamente desordenados ”(Catecismo da Igreja Católica, n. 2357; Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé , Persona humana, “Declaração sobre certas questões relativas à ética sexual, nº VIII [1]), por serem contrárias ao direito natural, fechadas ao dom da vida e vazias de uma verdadeira complementaridade afetiva e sexual. Portanto, eles não podem ser aprovados.
  2. “As tendências particulares e por vezes profundas de pessoas, homens e mulheres, na condição homossexual, que são para eles uma prova, embora não possam por si mesmas constituir um pecado, representam, no entanto, uma inclinação objetivamente desordenada (Catecismo do Católico Igreja, nº 2358; Congregação para a Doutrina da Fé, Homosexualitatis problema, “Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre a Pastoral das Pessoas Homossexuais”, nº 3 [2]). Devem, portanto, ser recebidos com respeito, compaixão e sensibilidade, evitando qualquer discriminação injusta. A fé católica ensina o fiel a odiar o pecado, mas a amar o pecador.
  3. “Os fiéis e, em particular, os políticos católicos são acusados ​​de se opor ao reconhecimento legal das uniões homossexuais (Congregação para a Doutrina da Fé, Considerações sobre as propostas para dar reconhecimento legal às uniões entre pessoas homossexuais, Diverse questioni concernenti l’omosessualità , nº 10 [3]). O direito de constituir família não é um direito privado de reivindicar, mas deve corresponder ao desígnio do Criador que quis o ser humano na diferença sexual, “homem e mulher os criou” (Gn 1,27), chamando assim o homem , masculino e feminino, à transmissão da vida. “Porque os casais garantem a sucessão de gerações e, portanto, são eminentemente de interesse público, o direito civil lhes concede o reconhecimento institucional. As uniões homossexuais, por outro lado, não precisam de atenção específica do ponto de vista jurídico, uma vez que não exercem essa função para o bem comum ”. (Ibidem, nº 9 [4]). Falar de união homossexual, no mesmo sentido que união conjugal de casados, é, de fato, profundamente enganoso, porque não pode haver tal união entre pessoas do mesmo sexo. No que diz respeito à administração da justiça, as pessoas na condição homossexual, como todos os cidadãos, podem sempre fazer uso das disposições da lei para salvaguardar os seus direitos privados.

Fonte de preocupação e tristeza

“É fonte da mais profunda tristeza e premente preocupação pastoral que as opiniões particulares noticiadas com tanta ênfase pela imprensa e atribuídas ao Papa Francisco não correspondam ao ensino constante da Igreja, como está expresso na Sagrada Escritura e na Sagrada Tradição, e é guardado, protegido e interpretado pelo Magistério.”

“Igualmente triste e preocupante é a turbulência, a confusão e o erro que causam entre os fiéis católicos, assim como o escândalo que causam, em geral, ao dar a impressão totalmente falsa de que a Igreja Católica mudou de rumo, isto é, mudou mudou seu ensino perene sobre essas questões fundamentais e críticas.”

Raymond Leo Cardeal Burke
Roma, 22 de outubro de 2020

Notas de rodapé

[1] “… suapte intrinseca natura esse inordinatos.” Sacra Congregatio pro Doctrina Fidei, Declaratio, Persona humana, “De quibusdam quaestionibus ad sexualem ethicam spectantibus,” 29 de dezembro de 1975, Acta Apostolicae Sedis 68 (1976) 85, n. 8. Tradução para o inglês, p. 5, VIII.

[2] Cfr. Congregatio pro Doctrina Fidei, Epistula, Homosexualitatis problema, “Ad universos catholicae Ecclesiae episcopos de pastorali personarum homosexualium cura,” 1 Octobris 1986, Acta Apostolicae Sedis 79 (1987) 544, n. 3. Tradução para o inglês, pp. 1-2, no. 3 –

[3] Congregatio pro Doctrina Fidei, Nota, Diverse quaestioni concernenti l’omosessualità, “De contubernalibus eiusdem sexus quoad iuridica a consectaria contubernii,” 3 Iunii 2003, Acta Apostolicae Sedis 96 (2004) 48, n. 10. Tradução em inglês: Tradução em inglês, pp. 5-6, no. 10

[4] “Poiché le coppie matrimoniali svolgono il ruolo di garantire l’ordine delle generazioni e sono quindi di eminente interesse público, il diritto civile conferisce loro un riconoscimento istituzionale. Le unioni omosessuali invece non esigono una specifica attenzione da parte dell’ordinamento giuridico, perché non rivestono il suddetto ruolo per il bene comune. ” Ibidem, 47, n. 9. Tradução para o inglês: Ibid., P. 5, não. 9″

“Também publicado no Daily Compass, 22 de outubro de 2020.”

***

Ai estão recordados os ensinamentos da Santa Igreja com base nas Sagradas Escrituras, na Tradição, no Magistério sobre a homossexualidade.

Nosso Site já reprodoziu a entrevista do Prof. Plinio (1992) especificamente sobre a homossexualidade.

As três perguntas postas pelo Prof. Plinio em seu artigo para a Folha: “Quem ainda é católico na Igreja Católica?“:

— “Se acreditam que a Moral da Igreja mudou, como ainda se dizem católicos?

— “Se elas acham que mudou, como podem admitir a infalibilidade e a divindade da Igreja?

— “E se acham que não mudou, como querem ser tomadas como católicas?”

***

Fonte: https://www.lifesitenews.com/opinion/cardinal-burke-on-popes-homosexual-civil-union-remarks-contrary-to-the-teaching-of-sacred-scripture-and-sacred-tradition

 

Detalhes do artigo

Autor

Outros autores

Outros autores

427 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados