Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

China persegue católicos: útil para quem acredita em acordos com os comunistas

Por Souza Leão

1 minhá 5 anos — Atualizado em: 11/9/2019, 5:26:40 AM


Após o chamado “Acordo Provisório” Vaticano-China (cujas cláusulas são secretas) recrudesceram as perseguições aos católicos. E demolição de igrejas também.

“Durante décadas, a Igreja na China foi dividida entre a Associação Católica Patriótica Chinesa, uma Igreja estatal sob o controle do Partido Comunista Chinês, e a Igreja subterrânea que estava em plena comunhão com a Santa Sé. O acordo de 2018, cujos detalhes não foram liberados, tinha a intenção de unificar as duas comunidades eclesiásticas, embora vários relatórios fora da China tenham indicado que sacerdotes e leigos que se recusam a frequentar igrejas administradas pelo governo estão enfrentando aumento da perseguição.

“Nas províncias de Jiangxi e Fujian, no leste da China, os sacerdotes que se recusaram a assinar acordos, ligando-os aos regulamentos do governo, foram forçados a sair de suas casas, e suas igrejas foram fechadas. O governo chinês proibiu padres não conformes de viajar, e muitos foram forçados a se esconder.

Igrejas fechadas à força pelo governo de Xi Jinping

“Em julho e agosto, pelo menos cinco igrejas católicas na diocese de Yujiang foram fechadas à força pelo governo, devido à sua recusa em aderir ao CPCA. Em meados de agosto, funcionários do governo ameaçaram prender um padre subterrâneo e revogar subsídios básicos do governo a todos os católicos da cidade de Yingtan depois que sua paróquia se recusou a se juntar à Igreja patrocinada pelo Estado”.

* * *

E o Vaticano parece não ver … o Cardeal Parolin recomenda paciência aos católicos fieis à Roma.

Bem caberia um “Sínodo sobre perseguições religiosas”.  Há notícias de que o recrudescimento da perseguição se deve ao aumento do número de católicos na China.

Fonte: https://catholicherald.co.uk/news/2019/11/05/chinese-authorities-offer-land-for-new-church-after-demolition-protest/

Detalhes do artigo

Autor

Souza Leão

Souza Leão

180 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados