Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Corrigir erros que nos levaram às portas do comunismo

Por Plinio Corrêa de Oliveira

2 minhá 6 anos


Numa entrevista para a TV Itacolomi (Belo Horizonte), em 16 de agosto de 1965, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira respondeu à seguinte pergunta: “O senhor acha que seria possível fazer retroceder o avanço do comunismo e do socialismo que se deu até hoje? Não lhe parece que isto é querer que a História volte para trás?”. Os comentários, que muito se relacionam com a atual situação do Brasil,* foram os seguintes:

“Essas perguntas contêm termos que pedem explicações. O que é propriamente ‘voltar para trás’? A vida de um homem não volta para trás? O que é voltar para trás na vida de um homem? Quando um homem erra, quando um homem peca, quando um homem reconhece nobremente seu erro e seu pecado, depois se regenera e volta às ideias ou aos costumes que tinha, ele não volta para trás? Então, quantos episódios da vida dos homens — episódios nobres, elevados, dignificantes — a História registra de homens que voltaram para trás.

A Espanha era cristã. Entretanto foi invadida pelos mouros, e depois de séculos de dominação moura ela recuperou a sua independência. Isso será, por acaso, voltar para trás? Corrigir os grandes erros da História, retificar as grandes catástrofes, isso é voltar para trás? Eu o contesto. Assim como na história dos homens, na história dos povos é possível voltar para trás.

O Brasil foi invadido pelos holandeses, e eles estabeleceram longamente aqui o domínio do herege invasor. Com a expulsão dos holandeses, nós voltamos para trás, isto é, ao estado anterior. Isso não foi um grande feito da história do Brasil?

A História, meus senhores, volta para trás sempre que ela anda mal e os homens corrigem seus erros. Os homens podem corrigir a série de erros que os levaram às portas do comunismo! Duvidar disso seria duvidar da misericórdia de Deus. Seria duvidar da missão da Igreja, que Ela com força e dignidade anuncia a todos os povos.

Sim, eu acredito que os homens podem voltar para trás, desde que se entenda que eles caminharam em rumo oposto a Nosso Senhor Jesus Cristo; mas que, voltando para Nosso Senhor, eles voltam para trás. Nesse sentido, Ele não está apenas na vanguarda, mas também está atrás de todos os caminhos e está também atrás dos maus caminhos, esperando o filho pródigo, esperando o pecador. A História pode voltar para trás”.

____________

(*) A íntegra da entrevista encontra-se disponível no seguinte link:

https://www.pliniocorreadeoliveira.info/ENT_19650816_TVItacolomiBH.htm

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

557 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados