Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

De Mattei sobre o Sínodo: A Igreja se encontra num estado alarmante

Por Mathias von Gersdorff

2 minhá 9 anos


Roberto De Mattei

Os debates antes e durante o corrente Sínodo Ordinário dos Bispos mostram o estado alarmante em que a Igreja Católica se encontra.  Esse é o juízo de Roberto de Mattei [foto] expresso no seminário “Matrimônio e família. Entre o dogma e a práxis da Igreja”, organizado pela Fondazione Lepanto e pela Associazione Famiglia Domani.

De Mattei é professor de História Contemporânea na Universidade Europeia de Roma e autor de numerosos livros sobre a história da Igreja.

O orador lamentou que até mesmo altos Prelados estão colocando em dúvida pontos essenciais da moral matrimonial e sexual da Igreja.  E que verdades definidas há muito tempo, como a indissolubilidade do matrimônio, estão sendo agora postas em discussão.

O historiador romano criticou o cardeal alemão Walter Kasper, cujo “Discurso ao Consistório” abriu um debate polêmico que desenvolve entrementes uma dinâmica destrutiva.

Eis as principais teses do cardeal Kasper: 1. Vivemos num mundo secularizado. 2. A Igreja deve levar em consideração que muitos homens não orientam suas vidas de acordo com a doutrina da Igreja sobre o casamento. 3. A Igreja deveria se adaptar a essa nova situação.

Com isso não se trata somente da doutrina da Igreja a respeito de matrimônio e da sexualidade, mas também da relação entre a Igreja e o mundo, entre o ensinamento eclesiástico e a práxis quotidiana.

O prosseguimento desse debate ameaça a Igreja também depois do Sínodo, pois é muito forte o interesse de alguns círculos eclesiásticos em eliminar a doutrina católica sobre o matrimônio e a sexualidade.

O historiador De Mattei abordou dois acontecimentos que apontam paralelamente para a atual situação da Igreja: a aceitação do divórcio pela Igreja Ortodoxa e o cisma anglicano provocado pelo rei Henrique VIII.

Em ambas as situações as respectivas confissões (ortodoxa e anglicana) acabaram por se adaptar a uma situação que anteriormente fazia parte do mainstream, da tendência geral do mundo secular.

A Igreja Católica, segundo De Mattei, não pode de modo algum sacrificar sua doutrina ao espírito do tempo: não é a Igreja que deve mudar em função do mundo, mas é o mundo que deve procurar seguir as normas da Igreja. Não é a verdade que deve modificar-se, é a vida dos homens que deve adequar-se à verdade anunciada pela Igreja.

Tradução do original alemão por Renato Vasconcelos

Detalhes do artigo

Autor

Mathias von Gersdorff

Mathias von Gersdorff

42 artigos

Economista, jornalista e ativista pró-vida, escreveu diversos livros e é diretor da campanha "Crianças em Perigo" da Associação Alemã pró-Civilização Cristã.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados