Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Descendentes de Cortés e Montezuma celebram os 500 anos! E a esquerda protesta.

Por Correa de Sá

2 minhá 5 anos


“CIDADE DO MÉXICO – Descendentes do conquistador espanhol Hernán Cortés e do imperador asteca Moctezuma reuniram-se sexta-feira na Cidade do México para marcar o 500º aniversário do primeiro encontro de seus antepassados.

Sem rivalidades, sem rancores, olhando para o futuro

O encontro deu-se numa igreja colonial onde Cortés está enterrado.

Federico Acosta, um mexicano que descende da filha de Montezuma abraçou Ascanio Pignatelli da Itália, que é descendente da filha de Cortes: “Quero pedir perdão por todas as coisas ruins que aconteceram”, disse Pignatelli”

Na foto, Federico Acosta (à esquerda) e Ascamoa Pignatelli (à direita) em frente a um mural comemorativo do encontro do conquistador espanhol e do imperador asteca, na Cidade do México.

“Precisamos deixar o passado para trás”, disse Pignatelli. “Hoje é um dia para deixar todas as coisas ruins no passado.”

Perguntado se o México precisava de um pedido de desculpas da Espanha, Acosta disse que não – “No final, somos todos família agora”, disse ele.

López Obrador, de esquerda, é contra a celebração

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, no entanto, discorda: “Ainda peço ao rei da Espanha e ao Papa Francisco, humildemente, que se desculpem pelos abusos cometidos durante a conquista e a dominação colonial”, disse López Obrador durante uma visita ao estado de Yucatán, após o abraço de Acosta e Pignatelli.

A vice-presidente do governo da Espanha responde à altura: “O rei não tem de pedir perdão a nenhum país, e isso não vai ocorrer”.

Obrador também enviou uma carta exigindo desculpas do papa Francisco.

É o caso de lembrar que o México se tornou uma grande nação católica, privilegiada pela conversão de Juan Diego nas aparições de Nossa Senhora de Guadalupe. Isso, a esquerda abomina.

Uma linhagem confirmada 

Acosta tem certeza de sua linhagem: Até a década de 1930, sua família recebeu uma pensão concedida pelo governo aos descendentes de Moctezuma.

E a família de Pignatelli herdou um dos nobres títulos de Cortes, até que o venderam.

Os dois apertaram as mãos e disseram que esperavam que o aniversário servisse para se unir, não dividir as pessoas.

* * *

O México tornou-se uma grande Nação católica perseguida pelas esquerdas. Desde a perseguição religiosa movida por Calles e Obregon contra os Cristeros, (início do século XX) até os recentes governos de esquerda. Queira, Nossa Senhora de Guadalupe libertar o quanto antes a nação mexicana de seus algozes esquerdistas.

Lamentamos que o ato histórico não tenha sido acompanhado de uma grande solenidade na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe agradecendo a conversão dos astecas ao Catolicismo. A Igreja cumpriu o mandato de Nosso Senhor: Ide e evangelizai todos os povos, batizando-os em nome do Padre, do Filho e do Espírito Santo.

O Sínodo da Amazônia, pelo contrário, considera que a sabedoria ancestral dos indígenas é lição para todos nós … inclusive para os missionários.

Fonte: https://cruxnow.com/church-in-the-americas/2019/11/10/descendants-meet-in-mexico-on-500th-anniversary-of-conquest/

Detalhes do artigo

Autor

Correa de Sá

Correa de Sá

254 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados