Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Dez maneiras de evitar a intemperança frenética


Friston_The_Toy_Seller

No livro “Return to Order: From a Frenzied Economy to an Organic Christian Society – Where We’ve Been, How We Got Here, and Where We Need to Go” ¹, falamos de uma iminente crise econômica que poderá ser causada pelo que chamamos de “intemperança frenética”.

A intemperança frenética pode ser definida como um espírito inquieto dentro de certos setores da economia moderna, que fomenta uma tendência dentro dos homens – para desfazer restrições legítimas e satisfazer paixões desordenadas. Não é especificamente um problema econômico, mas um vício moral e psicológico que se manifesta em toda a economia moderna.

Como qualquer vício, a intemperança frenética pode ser contida no nível pessoal. Aqui estão algumas sugestões de como isto pode ser feito.

1. Evite investimentos especulativos que prometam um grande retorno de investimento num curto período. Tais ofertas geralmente não entregam o que prometem e sempre alimentam desejos frenéticos, criando ansiedade e estresse.

2. Mantenha-se longe de relações comerciais frias e mecânicas. Trate os trabalhadores como uma família. Respeite aqueles para quem você trabalha.

3. Evite badalados gurus de negócios e livros que exijam mudanças radicais que irão “revolucionar” uma empresa ou manter as pessoas num constante estado de mudança.

4. Não tenha horários de trabalho desumanos e estressantes. Aprenda a apreciar seu tempo livre.

5. Evite compras compulsivas, especialmente as queimas de estoque próximas aos feriados.

6. Evite o uso excessivo de cartões de crédito e, especialmente, evite à tentação de pagar apenas o mínimo mensal.

7. Aprenda a não ter tudo neste exato momento. A cultura da gratificação instantânea cria um estilo de vida frenético – economicamente falando.

8. Não tome como modelos aqueles que têm o dinheiro como eixo central de suas vidas. Admire o caráter; e não os resultados de uma pessoa.

9. Resista à tentação de ver apenas quantidade e preço baixo. Aprenda a apreciar a beleza da qualidade e o bom gosto.

10. Evite exibições suntuosas, especialmente de dispositivos extravagantes, que levem ao desejo de o manter atualizado às versões mais recentes.

_____________

(Tradução: Fabio Ramos)

¹ Título da obra: “Retorno à Ordem: Da Economia Frenética à Sociedade Orgânica Cristã – Onde Estivemos, Como Chegamos Aqui e Para Onde Precisamos Ir”, de John Horvat II, em tradução livre.

Fonte: http://www.returntoorder.org/2014/04/ten-ways-to-avoid-frenetic-intemperance/

Detalhes do artigo

Autor

John Horvat II

John Horvat II

36 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados