01 de junho

987: – Hugo Capeto é eleito rei dos Francos. Foi o primeiro monarca da Casa de Capeto, sucedendo ao último rei carolíngio, Luís V. Em 960 o rei Lotário da França concedeu-lhe os títulos que o seu pai detivera, Duque dos Francos e Marquês da Nêustria. Era o homem mais rico do seu tempo.

1097: – Batalha de Dorileia durante a Primeira Cruzada, ocorrida nas proximidades da cidade de Dorileia (Dorylaeum em latim), perto da atual Eskişehir, na Anatólia, onde as forças cruzadas foram emboscadas pelos turcos seljúcidas e danismendidas, mas acabaram por sair vitoriosas.

1495: – Na Escócia, o frade John Cor realiza sua primeira amostra do whisky escocês.

1533: – Em Londre, o lúbrico rei Henrique VIII, depois de se ter casado adulterinamente com Ana Bolena, a coroa como sua sucessora.

1806: – Na França, o calendário republicano, criado pela Convenção revolucionária de 1792, é substituído por Napoleão pelo calendário gregoriano.

1867: – É abolida a pena de morte em Portugal para crimes civis (Lei de 1 de julho de 1867), excepto por traição durante tempo de guerra.

1879: – Napoleão Eugênio, filho e herdeiro de Napoleão III, morre durante a guerra zulu.

1885: – Um milhão de pessoas assiste ao enterro de Victor Hugo em Paris.

1921: – Na cidade de Tulsa, no Oklahoma, cidadãos brancos, ajudados por membros da polícia, matam cerca de 300 afro-descendentes, ferem 6 mil homens, mulheres e crianças, e incendiam o próspero bairro de Greenwood, conhecido como “the Negro Wall Street”. Em 2001 se compensará economicamente os descendentes das vítimas.

1929: – Em Buenos Aires realiza-se a Primeira Conferência dos Partidos Comunistas da América Latina.

1943: – O vôo 777 da BOAC é derrubado por vários aviões alemães sobre o golfo de Vizcaya. Supõe-se que foi com o intento de assassinar ao primeiro ministro Winston Churchill.

1944: – Durante a Segunda Guerra Mundial, a BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha de um poema de Paul Verlaine) para a resistência francesa, avisando da invasão iminente da França pelas forças aliadas.

1946: – O primeiro ministro romeno Ion Antonescu é executado por suas ligações com a Alemanha Nazista.

1962: – Na Argélia, é aprovada em referendo a independência do país por 99,62% dos eleitores. A proclamação será a 5 de julho, oito anos após o início da guerra pela autodeterminação.

1968: – É assinado o Tratado de não proliferação das armas nucleares entre o Reino Unido, os Estados Unidos e a URSS.

1972: Nixon e Brejnev assinam o acordo SALT-I, para limitar mísseis intercontinentais.

TFP em passeata de protesto no Viaduto Santa Ifigênia, SP, com a brutal agressão soviética na Lituânia

1980: – Nos Estados Unidos, o multi-milionário Ted Turner cria a CNN, primeira companhia de informações de televisão que transmite 24 horas por dia.

– João Paulo II afirma em Le Bourget, na França: “Liberdade, igualdade, fraternidade, no fundo são idéias cristãs”.

1982: – A conferência Episcopal sulafricana publica informe clamorosamente favorável aos guerrilheiros comunistas da SWAPO.

1988: – O presidente Reagan e Gorbatchev assinam acordo de desmontagem de mísseis nucleares intermediários.

1990: – O presidente americano Bush e o russo Gorbachev assinam um docomuento sobre a redução das armas estratégicas START, que prevê a diminuição de 30 por cento dos arsenais nucleares, e a finalização da produção de armas químicas.

– As TFPs iniciam a coleta de assinaturas pela liberdade da Lituânia.

1998: – É fundado em Bruxelas o Banco Central Europeu para definir e executar a política monetária da União Européia.

2001: – No Nepal, o príncipe Dipendra comete suicídio, depois de assasinar, durante um almoço, a varios membros da família real, entre eles o rei Birendra.

2005: – Em referendum, a Holanda rejeita Constituição Européia.

Deixe um comentário!