Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 01/09


A carga da cavaria francesa na Batalha de Sedan. O desperdício da valorosa cavalaria francesa foi inútil.
Napoleão III derrotado e Otto von Bismarck, na manhã após a Batalha de Sedan, em 1870.

1870: – Durante a Guerra Franco-Prussiana, a Batalha de Sedan é travada, resultando em uma retumbante vitória prussiana.

1880: – O exército de Maomé Aiube Cã é derrotado pelos britânicos na Batalha de Candaar, terminando a Segunda Guerra Anglo-Afegã.

1917: – É proclamada a república na Rússia, abolindo a autocracia dos Czares, e preparando o terreno para a tomada de poder pelo Partido Bolchevique, de Vladimir Lenine. Este, com ferro e sangue, introduziu o comunismo no país, praga que durou oficialmente até 1991.

1939: – A Alemanha Nazista invade a Polônia, iniciando a fase europeia da Segunda Guerra Mundial.

– A Suíça mobiliza suas forças armadas, para uma eventual agressão do Eixo.

1964: – O católico progressista polonês Zbigniew Czajkowski, que havia atacado “A liberdade da Igreja no Estado Comunista”, responde à réplica do Prof. Plinio. Este por sua vez, lhe responde em Catolicismo de fevereiro de 1965.

1966: – É publicado na imprensa pela TFP chilena o manifesto “¿Ceder para no perder? o ¿Luchar para no perder?”

– O governo democrata-cristão de Frei dá ordem de expulsão do Dr. Fábio Vidigal Xavier da Silveira do Chile, por ter escrito o Best-seller “Frei, o Kerensky chileno”.

1983: – Em plena Guerra Fria, o vôo 007 da Korean Air ingressa erroneamente no espaço aéreo soviético, e é derrubado por caças russos de combate. Morrem os 269 ocupantes. O Prof. Plinio escreve a respeito na Folha de São Paulo o artigo: “Raio que mata, mas esclarece”.

2005: – Francisco I permite aos sacerdotes absolverem do pecado do aborto durante o Jubileu desse ano. Antes isso era reservado somente aos bispos.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados