01 de setembro

1917: – É proclamada a república na Rússia, abolindo a autocracia dos Czares, e preparando o terreno para a tomada de poder pelo Partido Bolchevique, de Vladimir Lenine. Este, com ferro e sangue, introduziu o comunismo no país, praga que durou oficialmente até 1991.

1939: – Considera-se este dia como o do início da II Guerra Mundial, com a invasão da Polônia pelas tropas hitleristas, e as subseqüentes declaração de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico. A guerra terminou com a vitória dos aliados, em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial, com a Rússia, como também Nossa Senhora previra, “espalhando seus erros” pelo domínio de várias nações do leste europeu.

1964: – O católico progressista polonês Zbigniew Czajkowski, que havia atacado “A liberdade da Igreja no Estado Comunista”, responde à replica do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Este responde em Catolicismo de fevereiro de 1965.

1966: – É publicado na imprensa pela TFP chilena o manifesto “¿Ceder para no perder? o ¿Luchar para no perder?”

– O governo democrata-cristão de Frei da ordem de expulsão do Dr. Fábio Vidigal Xavier da Silveira do Chile, por ter escrito o Best-seller “Frei, o Kerensky chileno”.

O Boeing 747-200B da Korean Airlines prefixo HL7442, no Aeroporto Internacional de Honolulu no Havaí em 15 de setembro de 1981, dois anos antes de ser derrubado por caças soviéticos

1969: – O coronel Muammar el Gadafi e jovens oficiais da esquerda do Exército, derrubam na Líbia o rei Idris,e instauram o Conselho Supremo da Revolução.

1983: – Em plena Guerra Fria o vôo 007 da Korean Air ingressa erroneamente no espaço aéreo soviético, e é derrubado por caças russos de combate. Morrem os 269 ocupantes. O Prof. Plinio escreve a respeito na Folha de São Paulo o artigo: Jumbo sul-coreano: Raio que mata, mas esclarece”.

2005: – Francisco I permite aos sacerdotes absolverem do pecado do aborto durante o Jubileu desse ano. Antes era reservado aos bispos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here