02 de julho

1489: – Na Espanha, a cidade moura e Motril (Granada), rende-se aos Reis Católicos.

1778: – Morte de Jean-Jacques Rousseau.

1798: – Em sua campanha no Egito, Napoleão Bonaparte toma de assalto a cidade de Alexandria.

1817: – Na vila dos Apóstolos, na província argentina de Missiones, os argentinos, liderados pelo guarani Andresito Guazurari y Artigas, vencem aos portugueses, liderados pelo carioca Francisco Chagas Santos.

1858: – Na Rússia, o czar Alexandre II, depois de seu fracasso na Criméia, planeja grandes reformas, e concede a emancipação aos servos da gleba do Império.

1932: – Morre em Twickenham, Inglaterra, D. Manuel II, último rei de Portugal.

1947: – A URSS rechaça o Plano Marshall, mas os representantes francês e britânico decidem prosseguir sua aplicação.

1959: – Bodas do Príncipe Alberto de Liege com Paola Ruffo di Calabria, os quais se converteriam em Reis dos belgas com a morte de Balduíno.

1964: – Violentos distúrbios nos Estados Unidos entre a população negra de Nova York, Nova Jersey, Chicago e Filadélfia, leva o presidente Johnson a assinar uma lei de Direitos Civis, uma das mais importantes na legislação americana, que advoga a igualdade de direito de voto, educação, afiliação sindical etc., independente de raça, cor, religião ou origem nacional.

1976: – O Norte e o Sul do Vietnã voltam a reunir-se depois da separação em 1956, formando a República Socialista do Vietnã, comunista.

1988: – Bento XVI publica o motu proprio Ecclesia Dei, que alarga a possibilidade da celebração da Missa no rito tradicional.

Operação Jaque – General Mario Montoya, Yolanda Pulecio, o general Freddy Padilla de León, Luis Eladio Pérez, o general Óscar Naranjo , Ingrid Betancourt (resgatada) o então ministro de defensa Juan Manuel Santos, hoje presidente.

1990: – Mais de 1.400 pessoas morrem por asfixia e esmagamento em um túnel cerca da Meca, quando se dirigiam para celebrar a “Festa do Sacrifício”.

1992: – O presidente peruano Alberto Fujimori anuncia a captura do dirigente senderista Luís Alberto Arana Franco.

1995: – Na Eslováquia, João Paulo II presta homenagem a 24 calvinistas justiçados pela Inquisição, diante de seu monumento.

2006: – O Movimento pelo Socialismo, do presidente Evo Morales, ganha as eleições para a Assembléia Constituinte na Bolívia.

2008: – Na Colômbia, o Exército realiza a Operação Jaque, na qual resgatam 15 sequestrados, entre eles Igrid Betancourt, três contrabandistas americanos, e onze soldados em poder do grupo guerrilheiro das FARCs.

Deixe um comentário!