Efemérides – 04/01

0
A Conferência de Yalta. Da esquerda para a direita: Winston S. Churchill, Primeiro Ministro do Reino Unido; Franklin D. Roosevelt, Presidente dos EUA; e Joseph Stalin, ditador comunista da União Soviética.
A mesa de negociações da Conferência de Yalta, em 1945.

1945: Início da conferência de Yalta (Rússia). Nela os chefes de governo dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, da União Soviética, Josef Stalin, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill, reuniram-se em segredo para decidir o fim da Segunda Guerra Mundial, e a repartição das zonas de influência entre o Oeste e o Leste.

1951: – Tropas norte-coreanas e da China comunista tomam Seul, na Coreia do Sul, durante a Guerra da Coreia.

1964: – É publicado no Il Tempo, principal jornal de Roma, o ensaio “A Liberdade da Igreja no Estado Comunista”, de Plinio Corrêa de Oliveira.

1981: – O Cardeal Stefam Wyszinski, primaz da Polônia, anuncia o apoio da Igreja à central sindical Solidariedade.

2019: – O Grupo de Lima, formado por chanceleres de 12 países das Américas com o objetivo declarado de “abordar a crítica situação da Venezuela e explorar formas de contribuir para a restauração da democracia naquele país através de uma saída pacífica e negociada”,  anuncia que seus países membros não reconhecerão o segundo mandato de Nicolás Maduro como Presidente da Venezuela.

Deixe uma resposta