Efemérides – 04/08

0
No jornal á esquerda, está escrito: “Grã-Bretanha declara guerra à Alemanha”. À direita, um jornaleiro britânico vende edições de jornais sobre a guerra. No jornal: “Guerra declarada (Oficial)”.

1789: – A Assembléia Constituinte na França, um mês depois da Tomada da Bastilha, decreta o fim das corvéias e outros privilégios feudais da aristocracia, terminando assim o Antigo Regime. Surge com isso o proletariado industrial como nova classe oposta à burguesia, e começam os conflitos sociais do que será conhecido, no século XX, como “movimento operário”.

1903: – No Vaticano, depois de cinco dias de deliberações, o conclave de cardeais elege Papa a José Sarto, que toma o nome de Pio X. Ele será elevado à honra dos altares como um dos maiores Pontífices da História da Igreja.

A população belga assiste, estupefata e impotentes, a entrada de tropas alemãs em seu país, enquanto França e Reino Unido declaram guerra ao Império Alemão.

1914: – França e Reino Unido declaram guerra ao Império Alemão.

– As tropas alemãs entram na Bélgica.

1964: – Dois contratorpedeiros norte-americanos, o USS Maddox e USS Turner Joy, são atacados por lanchas torpedeiras vietnamitas no Golfo de Tonquim, no que ficaria conhecido como Incidente do Golfo de Tonquim. Isto seria mais um motivo para declaração de guerra ao Vietnã.

2014: – Francisco I desautoriza e revoga a suspensão a divinis e do exercício do sacerdócio com a qual João Paulo II havia castigado os sacerdotes nicaragüenses Ernesto Cardenal, Fernando Cardenal, Miguel d’Escoto e Edgard Parrales, por sua adesão à teologia da libertação marxista.

2020: – No Líbano, neste dia uma explosão gigante em Beirute matou 135 pessoas e feriu outras 5.000. Muitas pessoas ainda estão desaparecidas após a explosão e mais de 300.000 pessoas foram deslocadas de suas casas.

Deixe uma resposta