Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 05/08


Cavaleiro australiano pertencente à 1o Brigada de Cavalaria Ligeira da Divisão Montada Anzac, durante a Batalha de Romani, em 1916.

1585: – É assinado o Tratado de Paz entre os índios tabajaras e os portugueses, criando-se então a cidade de Nossa Senhora das Neves, hoje conhecida como João Pessoa, na Paraíba.

1914: – Montenegro declara guerra ao Império Austro-Húngaro, que por sua vez, declara guerra ao Império Russo.

Cavalaria australiana na Batalha de Romani. A cavalaria australiana irá perseguir as forças otomanas e alemãs que recuaram na noite do mesmo dia.

1916: – Na Batalha de Romani, as forças aliadas, sob o comando de Archibald Murray, derrotam o exército otomano sob o comando de Friedrich Kerß, assegurando assim o Canal de Suez de dando início à retirada otomano da Península do Sinai.

1962: – Começa a “crise dos mísseis” de Cuba, com o bloqueio americano à Ilha.

1963: – Os Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética assinam o Tratado de Proibição Parcial de Testes Nucleares, durante a Guerra Fria.

1990: – Vitória do “Não” em plebiscito sobre reforma constitucional de inspiração socialista e totalitária na província de Buenos Aires, após decisiva campanha da TFP. Na ocasião a TFP platina difundiu o estudo intitulado “La reforma constitucional Bonaerense a la luz de las enseñanzas tradicionales de la Iglesia”.

1999: – O presidente da Venezuela Hugo Chavez, declara morta a IV República da Venezuela, e proclama uma revolução no país, com intervenção em todos os poderes do Estado.

2005: – Entre os dias 5 e 6 de agosto, deu-se o maior assalto a banco da história do Brasil. Foram levados R$ 164.755.150,00 do cofre da agência do Banco Central do Brasil em Fortaleza.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados