Efemérides – 09/03

0
Soldados da 1290 Divisão de Fuzileiros Navais avançam na floresta de Bougainville, 1944.

1500: – Parte de Lisboa, supostamente com destino a Calecute, na Índia, uma frota comandada por Pedro Álvares Cabral. A rota mais alargada que efetuaram acaba por levar à descoberta do Brasil.

1687: – Na então vila de Santa Fé de Bogotá, na atual Colômbia, neste dia, às 22 horas, sucedeu durante 15 minutos o que foi chamado “Tempo do Ruído”, um fragor fortíssimo de origem desconhecida, acompanhado de um forte cheiro de azofre, que gerou pânico coletivo nos habitantes da cidade.

1862: – Primeiro combate entre couraçados na história, entre o USS Monitor e CSS Virginia, na Batalha de Hampton Roads, durante a Guerra de Secessão.

1916: – Portugal declara guerra oficialmente à Alemanha, na Primeira Guerra Mundial.

1935: – Criação, na prática, da Força Aérea Alemã (Luftwaffe), que ficaria ativa desta data até 1946, quando foi dissolvida.

Um canhão de 75 mm americano abrindo fogo contra tropas japonesas, durante o contra-ataque japonês que terminará após cinco dias. 1944.

1944: – Segundo dia de ataques japoneses às tropas americanas em Bougainville, Ilhas Salomão. Os americanos começam a procurar por japoneses em patrulhas.

1945: – Início da Operação Meetinghouse, a campanha de bombardeios em massa da Força Aérea dos Estados Unidos contra Tóquio.

1990: – Nos Estados Unidos faz juramento como Cirurgião Geral (Ministra da Saúde) a Dra. Antônia Novello, primeira mulher e primeira hispana a ocupar o cargo.

2002: – Em Jerusalém, terrorista palestino explode bomba que trazia em seu corpo em um café, matando 11 pessoas e ferindo mais 54.

Deixe uma resposta