Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 09/03


Soldados da 1290 Divisão de Fuzileiros Navais avançam na floresta de Bougainville, 1944.

1500: – Parte de Lisboa, supostamente com destino a Calecute, na Índia, uma frota comandada por Pedro Álvares Cabral. A rota mais alargada que efetuaram acaba por levar à descoberta do Brasil.

1687: – Na então vila de Santa Fé de Bogotá, na atual Colômbia, neste dia, às 22 horas, sucedeu durante 15 minutos o que foi chamado “Tempo do Ruído”, um fragor fortíssimo de origem desconhecida, acompanhado de um forte cheiro de azofre, que gerou pânico coletivo nos habitantes da cidade.

1862: – Primeiro combate entre couraçados na história, entre o USS Monitor e CSS Virginia, na Batalha de Hampton Roads, durante a Guerra de Secessão.

1916: – Portugal declara guerra oficialmente à Alemanha, na Primeira Guerra Mundial.

1935: – Criação, na prática, da Força Aérea Alemã (Luftwaffe), que ficaria ativa desta data até 1946, quando foi dissolvida.

Um canhão de 75 mm americano abrindo fogo contra tropas japonesas, durante o contra-ataque japonês que terminará após cinco dias. 1944.

1944: – Segundo dia de ataques japoneses às tropas americanas em Bougainville, Ilhas Salomão. Os americanos começam a procurar por japoneses em patrulhas.

1945: – Início da Operação Meetinghouse, a campanha de bombardeios em massa da Força Aérea dos Estados Unidos contra Tóquio.

1990: – Nos Estados Unidos faz juramento como Cirurgião Geral (Ministra da Saúde) a Dra. Antônia Novello, primeira mulher e primeira hispana a ocupar o cargo.

2002: – Em Jerusalém, terrorista palestino explode bomba que trazia em seu corpo em um café, matando 11 pessoas e ferindo mais 54.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados