09 de março

1309: – A ascensão ao sólio pontifício de Clemente V, que era francês, leva o Papado a estabelecer-se em Avignon, onde ficou a mercê do despótico rei Felipe o Belo. Ele permanecerá em solo francês de 1309 a 1377. Em 1378 o papa Gregório XI voltará para Roma, onde falecerá. Sua sucessão gera antipapas, provocando o que foi chamado “O Grande Cisma do Ocidente”.

1500: – Parte de Lisboa, supostamente com destino a Calecute, na Índia, uma frota comandada por Pedro Álvares Cabral. A rota mais alargada que efetuaram acaba por levar à descoberta do Brasil.

Estátuas do tirano Lenin derrubadas na Ucrância.

1565: – É fundado, em Quito, o primeiro hospital na América, o Hospital Real de Misericórdia e Caridade, que atualmente se chama Hospital São João de Deus.

1796: – Napoleão Bonaparte se casa com Josefina de Beauharnais.

1923: – O sanguinário Lenin abandona o poder na URSS depois de sofrer o terceiro enfarte.

1990: – Nos Estados Unidos faz juramento como Cirurgião Geral (Ministra da Saúde) a Dra. Antônia Novello, sendo a primeira mulher e primeira hispana a ocupar o cargo.

2001: – Os talibans do Afaganistão dinamitam a cabeça da maior de duas estátuas de Buda esculpidas em rocha nos século III e IV, na província de Bamiyán.