09 de julho

1429: – A virgem guerreira Joana d’Arc faz abrir as portas de Troyes ao delfim Carlos, que fará consagrar em Reims como Carlos VII.

1540: – Na Inglaterra, o rei Henrique VIII, como chefe da Igreja Anglicana, anula seu matrimônio com sua quarta esposa, Ana de Cleves que, a contrário de suas predecessoras, teve morte natural.

1789: – Em Versalhes, constitui-se a Assembléia Nacional, como passo prévio para a criação de uma Constituição nacional.

1810: – Napoleão inclui oficialmente os Países Baixos ao Império francês.

1860: – Em Damasco, na Síria, os muçulmanos do Império otomano realizam um massacre de cristãos.

1900: – No Reino Unido, a rainha Vitória autoriza a criação da Commonwealth da Austrália, unindo as diversas colônias separadas em um único governo federal.

Atitudes de Getúlio Vargas fazem tomar corpo a convicção de que ele desejava eternizar-se no Poder e de que, para chegar a esse resultado, queria quebrar o poderio político e econômico de São Paulo. A reação não se fez esperar: eclode em São Paulo a Revolução constitucionalista de 32

1932: – As elites paulistas deflagram a Revolução Constitucionalista contra Getúlio Vargas. Uma frente entre o Partido Republicano Paulista, derrotado pela Revolução de 30, e o Partido Democrático, lança a campanha pela imediata convocação de uma Assembléia Constituinte, e o fim das intervenções nos Estados. O movimento tem o apoio das classes médias e do Mato Grosso. Após quase três meses de intensos combates nos quatro cantos do Estado, o conflito foi encerrado em 2 de outubro de 1932 com a rendição dos paulistas.

1940: – Durante a II Guerra Mundial, a aviação inglesa bombardeia Hamburgo e outras cidades alemãs, em resposta aos bombardeamentos alemães sobre portos britânicos e portos do Canal da Mancha.

1941: – O Corpo Expedicionário Italiano parte para ajudar a Alemanha nazista na invasão da União Soviética.

1943: – Durante a II Guerra Mundial, as forças aliadas realizam a invasão anfíbia da Sicília, na Operação Husky.

1944: – Os Estados Unidos conquistam a ilha de Saipã, nas Marianas do Norte, na Oceania.

1979: – A sonda americana Voyager 2 passa a 570 mil quilômetros de Júpiter, descobre que o planeta tem anéis, e transmite fotos de seus satélites.

1981: – O dirigente guerrilheiro nicaragüense Eden Pastora renuncia seu cargo de vice-ministro de defesa do governo sandinista, e anuncia seu regresso à luta, desta vez contra seus antigos companheiros da Frente Sandinista de Liberação Nacional, à qual acusa de ter instaurado uma ditadura comunista. Entretanto, em 2010, ele se reconcilia com os sandinistas e recebe posto no governo de Daniel Ortega.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here