08 de julho

1621: – Nasce o escritor francês João de la Fontaine, autor das célebres Fábulas.

1846: – O comandante João Montgomery iça a bandeira dos Estados Unidos na cidade de São Francisco, que pertencera ao México, tomando posse dela para os americanos.

1889: – É publicada a primeira edição do jornal econômico norte-americano Wall Street Journal, na cidade de Nova York.

1933: – O vice-chanceler alemão, Franz Von Papen, e o secretário de Estado da Santa Sé, Eugênio Pacelli, futuro Pio XII, assinam a concordata entre seus dois países.

1940: – Durante a II Guerra Mundial, o Governo da Noruega muda-se para Londres, depois de 62 dias de luta contra os invasores nazistas.

1943: – A Itália assina um armistício, e sai da II Guerra Mundial.

1978: – Incêndio no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro provoca a perda de quase todo o seu acervo.

1991: – Carta do Prof. Plinio ao presidente mexicano Carlos Salinas de Gortari, a respeito da participação de Fidel Castro no Encontro Ibero-Americano de Guadalajara.

2004: – Na XXVI Cúpula dos Chefes de Estado, em Puerto Iguazú, na Argentina, o Mercosul aceita o ingresso do México e da Venezuela na qualidade de “sócios comerciais”.

Com satisfação o Papa Francisco recebe o crucifixo em forma de foice e martelo. Amabilidade ou um aceno da mudança de paradigma de seu pontificado?

2008: – O primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, usa pela primeira vez a palavra “crise” ao falar da situação espanhola.

2015:– Em La Paz, o presidente Evo Morales presenteia Francisco I com uma réplica do crucifixo que o periodista, cineasta e sacerdote marxista Luís Epinal (1932-1980), assassinado em La Paz fez, consistindo numa cruz formada pela foice e o martelo, e um Cristo crucificado. Francisco estivera, no dia anterior, rezando no local onde foi achado o cadáver do jesuíta.

2017: – Na Venezuela, o líder opositor Leopoldo López, sai do cárcere de Ramo Verde, para prisão domiciliar, por decisão do Tribunal Supremo de Justiça, órgão controlado por Maduro.

Deixe uma resposta