Efemérides – 12/09

0
O ditador italiano Benito Mussolini em meio aos paraquedistas alemães empregados no seu resgate, durante a Operação Carvalho, em 1943.

1309: – Durante a Reconquista espanhola, ocorre o Primeira Cerco de Gibraltar pelas forças do Reino de Castela contra o reino muçulmano de Granada. O confronto irá resultar na vitória castelhana.

1847: – Começa a Batalha de Chapultepec, durante a Guerra Mexicano-Americana

1911: – Inauguração do Theatro Municipal de São Paulo após oito anos de construção.

O Fieseler Storch utilizado na Operação Carvalho, pronto para decolagem, com Benito Mussolini sendo embarcado no aparelho.

1943: – O ditador italiano Benito Mussolini, que estava aprisionado pelos Aliados nos Alpeninos, é resgatado por paraquedistas alemães, Operação Carvalho.

1962: – O presidente americano John F. Kennedy declara que os Estados Unidos irão colocar um homem na Lua até ao final da década, o que realmente ocorreu em 1969.

1968: – Tem lugar no auditório da Casa de Portugal, em São Paulo, a grande sessão de encerramento da campanha da Reverente e Filial Mensagem ao Papa Paulo VI a respeito da Ostpolitik vaticana com países comunistas. Em 58 dias foram coletadas por membros da TFP 1.600.368 assinaturas em 229 cidades brasileiras.

1990: – Os antigos aliados da Segunda Guerra Mundial, Reino Unido, Estados Unidos e URSS, cedem os direitos de ocupação da Alemanha, o que leva as duas Alemanhas, a Federal da Alemanha e a Democrática, comunista, assinem o Tratado de Reunificação, que deveria se concretizar um mês depois, restaurando a soberania de todo o território alemão.

2006: – O Papa Bento XVI, numa palestra na Universidade de Ratisbona, cita um diálogo do século XIV entre um erudito persa e um imperador bizantino, que incluía acusações ao Islã. Isso provocou forte reação da parte dos muçulmanos em várias partes do mundo.

Deixe uma resposta