Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 14/07


1570: – O papa São Pio V publica o Missal Romano do Concílio de Trento, com a bula pontifícia Quo Primum Tempore.

Tomada de Bastilha, em 1789.

1789: – Tomada da Bastilha em Paris, que supôs o fim do Antigo Regime e o começo da Revolução Francesa. O populacho, impulsionado por revolucionários, ocupa essa prisão, libertando 7 prisioneiros, no que é tido como o início da queda da monarquia francesa.

1790:Festa da Federação em Paris, durante a Revolução Francesa. O bispo apóstata Talleyrand, assistido por 300 sacerdotes, celebra a Missa. Luís XVI jura a Constituição revolucionária, e La Fayette, que comanda a Guarda Nacional, presta seu juramento “à Nação, à Lei…”, e por último, “… ao Rei”.

1899: – O espanhol Luiz Galvez declara a independência da “República do Acre” em relação à Bolívia. Essa “República” (ou “Estado Independente do Acre”) teve breve duração, e situava-se no território ocupado pelo atual Estado brasileiro do Acre. No vai-e-vem, ele foi proclamado mais duas vezes até que, por fim, com o Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, foi legitimada sua posse pelo Brasil.

1933: – Durante a Gleichschaltung, na Alemanha, todos partidos políticos são proibidos, exceto o Partido Nazista.

1958: – Durante a Revolução de 14 de Julho, no Iraque, a monarquia é derrubada pelas forças populares lideradas por Abd al-Karim Qasim, que se torna o novo líder da nação.

1961: – Publicação da encíclica de João XXIII Mater et Magistra, sobre a “evolução social à luz da doutrina cristã”.

1965: – O satélite americano Mariner 4 é o primeiro a mandar para a Terra fotografias do planeta Marte.

1990: – É eleito o novo Politburo e Secretariado do Partido Comunista da URSS, com Mikail Gorbachev como Secretário Geral.

2016: – Em Nice, na França, um terrorista muçulmano ao volante de um caminhão, vai contra uma multidão de pessoas que estava celebrando o 14 de julho, matando 84 e ferindo de modo crítico outras 50.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados