25 de julho

306: – O general Constantino é proclamado Imperador romano por suas tropas.

A Batalha de Ourique vencida por D. Afonso Henriques proclamado Rei depois da batalha.

1139: – No Baixo Alentejo, em Portugal, os portugueses vencem os almorávides na Batalha de Ourique, e proclamam rei Afonso Henriques que, quatro anos mais tarde, será reconhecido como monarca de Portugal por Afonso VII, rei de Leão.

1554: – A rainha inglesa Maria Tudor se casa com seu sobrinho, o futuro rei Felipe II, da Espanha, na catedral de Winchester.

1561: – Na França, é publicado o Edito de Julho, que proíbe celebrar-se assembléias públicas ou privadas, e administrar os Santos Sacramentos fora do método tradicional.

1581: – Felipe II entra solenemente em Lisboa, e é coroado rei de Portugal, por herança de sua mãe, a imperatriz Isabel de Portugal.

1593: – Henrique de Navarra decide abjurar o protestantismo para lograr o trono, o que fará como Henrique IV de França.

1792: – Durante a Revolução Francesa, é publicado em Paris o Manifesto de Brunswick, proclamação emitida por Carlos Guilherme Fernando de Brunswick-Wolfenbüttel, Duque de Brunswick, comandante do Exército Aliado (principalmente Áustria e Prússia) ao povo de Paris, alertando que, se os atos de violência ou de humilhação forem cometidos contra a família real francesa, os aliados atacariam Paris.

1894: – Os japoneses abrem fogo contra um navio de guerra chinês. Começa a primeira Guerra sino-japonesa.

1898: – Depois de dois meses de bombardeio do mar, os americanos sob o mando do general Nelson Miles invadem Porto Rico pelo porto de Guanica, sem encontrar muita resistência das tropas espanholas.

1914: – O Império Austro-Húngaro rompe relações como Reino da Sérvia. Três dias mais tarde, o invadirá, o que desencadeará a Primeira Guerra Mundial. O Império russo diz que não tolerará nenhum ataque contra a soberania da Sérvia.

1915: – Submarinos alemães afundam barcos mercantes americanos frente às costas da Irlanda.

– O capitão Lanoe Hawker, da força aérea britânica se converte no primeiro aviador britânico a obter a Cruz da Vitória por derrubar três Luftstreitkrafte (aviões de observação biplanos alemães) em um só dia, na frente ocidental.

1934: – Em Viena, o chanceler democrático Engelbert Dollfus, morre assassinado durante um intento abortado de golpe de Estado dos nazistas.

1943: – Na Itália, depois do desembarque aliado na Sicília, Benito Mussolini é derrubado pelo seu próprio Grande Conselho, e encarcerado junto a seus colaboradores. Pietro Badoglio o substitui.

1952: – É promulgada a Constituição do Porto Rico como Estado Livre Associado aos Estados Unidos.

1961: – John F. Kennedy declara, em discurso, que qualquer ataque a Berlim representaria um ataque contra a ONU.

1968: – Paulo VI publica a encíclica Humana vitae sublinhando a oposição da Igreja Católica Romana aos métodos artificiais para o controle de natalidade.

1978: – Nasce em um hospital da Inglaterra o primeiro “bebê de Proveta”, Luísa Brown.

1979: – Na Nicarágua, o Governo socialista nacionaliza os bancos e empresas financeiras.

1984: – Na URSS, a cosmonauta Svetlana Savítskaya se converte na primeira mulher que caminha no espaço.

1992:– Em Madri, o rei João Carlos I inaugura a Casa da América, em presença de 19 chefesde Estado e de Governo.

2000: – Em Paris, queda do Concorde “a bênção de Deus”, “o Titanic do céu”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here