17 de março

1805: – A República Italiana, que tinha Napoleão como presidente, transforma-se em Reino da Itália, com o mesmo como rei.

1861: – Proclamação do Reino da Itália.

1958: – Numa zona pouco povoada da Carolina do Sul, cai acidentamente de um avião uma bomba atômica desarmada, produzindo a detonação de seus 3447 kg de explosivos convencionais, o que cria uma cratera de 23 m de diâmetro e 10 m de profundidade, destruindo várias casas e ferindo uma família.

1970: – Em Washington, o Exército dos Estados Unidos processa judicialmente a 14 oficiais por terem ocultado informação da matança de My Lai, na qual dezenas de soldados americanos violaram e torturaram, até à morte, a centenas de civis, principalmente mulheres e crianças.

1990: – No Brasil, o presidente Collor recebe o sanguinário ditador cubano Fidel Castro com honras de chefe de Estado. Na bagagem da delegação cubana foram encontradas 10 toneladas de armas, incluindo mísseis.

2000: – Em Uganda, morrem queimados 540 membros da seita Movimento para a Restauração dos Dez Mandamentos de Deus, num incêncio orquestrado por líderes da seita. Mais tarde se encontram mais 248 membros mortos.

2003: – O presidente norte-americano George W. Bush ameaça o Iraque de guerra, se Saddam Hussein e os filhos não deixarem o país em 48 horas.